Aborto de repetição pode estar ligado à problema no esperma

Pesquisas sobre o tema tradicionalmente focam na mulher, mas novos estudos mostram que a saúde masculina também desempenha um papel importante

Por Crescer online

Óvulo rodeado por espermatozoides (Foto: Thinkstock)

Um novo estudo do Colégio Imperial de Londres (Inglaterra) revelou que a baixa qualidade do esperma é uma possível causa de abortos espontâneos de repetição. A descoberta foi publicada no jornal científico Clinical Chemistry desse mês.

Os cientistas avaliaram a qualidade do esperma de 50 homens com parceiras que haviam passado por três abortos espontâneos consecutivos ou mais e descobriram que os espermatozoides desse grupo apresentavam um nível maior de DNA danificado do que os de homens com parceiras que não tiveram abortos espontâneos.

Em nota, o autor do estudo Channa Jayasena, afirmou que a pesquisa é importante para mostrar que muitas vezes os dois parceiros estão envolvidos em casos de abortos de repetição. “Tradicionalmente, os médicos concentram a atenção nas mulheres quando procuram as causas de abortos recorrentes. A saúde dos homens – e a saúde de seus espermatozóides – não é analisada. Nossas descobertas contribuem para um crescente corpo de evidências que sugere que a saúde do esperma determina a saúde de uma gravidez”, explica.

O esperma dos participantes do estudo apresentou uma quantidade quatro vezes maior de espécies reativas de oxigénio do que o do grupo controle. Esses compostos químicos ajudam a proteger os espermatozoides de infecções, mas, quando em excesso, podem causar danos ao DNA.

Os homens do estudo também eram ligeiramente mais velhos e pesavam um pouco mais do que os do grupo controle e os pesquisadores acreditam que pode haver uma ligação entre esses fatores e a quantidade de espécies reativas de oxigénio no esperma.

“Se confirmarmos em outros trabalhos que altos níveis de espécies reativas de oxigênio no sêmen aumentam o risco de aborto espontâneo, podemos tentar desenvolver tratamentos que diminuam esses níveis e aumentem a chance de uma gravidez saudável”, afirmou Jayasena.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: