General Sampaio. Ressaltar as belezas da caatinga por meio da moda. Essa é a nova proposta da Reserva Particular do Patrimônio Natural Ambientalista Francy Nunes, localizada neste Município, distante 130 quilômetros de Fortaleza. Os produtos da linha "Refazendo" podem ser vistos e adquiridos no site da ONG, cuja loja virtual foi inaugurada na última semana e está no ar, em fase experimental.
O princípio é inovar, trazendo a ideia de um novo caminho para a sustentabilidade da caatinga, com novas ideias, novas formas de produzir e uma nova mentalidade. Com a coleção "Caatinga Fashion", da estilista Yone Gomes e a artista plástica Ana Monteiros, a ONG adentra o mundo da moda.
A estratégia vem de encontro a um novo momento da Reserva, que busca introduzir um novo olhar sobre a caatinga, se utilizando de roupas bonitas e confortáveis, voltadas para o público jovem feminino.
Cores
São blusas e vestidos básicos em cores variadas, com fotografias de paisagens e espécies naturais do bioma caatinga, para serem usados no dia a dia e em momentos de lazer. As fotografias são de espécies da própria Reserva. As peças do vestuário custam entre R$ 25 e R$ 55.
"Multiplicamos o modelo de preservação e fizemos o plano de manejo em um primeiro momento. Agora, essa ação faz parte do nosso plano estratégico deste ano, que visa enfocar as pessoas em seu ambiente, valorizando tanto um como o outro.
Após 12 anos de trabalho, esforço e muita fé e perseverança, queremos compartilhar e comemorar um novo tempo, divulgando as belezas da nossa mata branca de forma lúdica e artística com orgulho e alegria. Queremos interiorizar nas pessoas a ideia de que a caatinga tem valor, riquezas e beleza, quebrando o paradigma de que a caatinga é feia e assim elevando a auto estima das pessoas. Através da moda esperamos atingir esses nossos objetivos", destaca a coordenadora da Reserva Particular do Patrimônio Natural Ambientalista Francy Nunes, Kelma Cláudia Nunes.
De acordo com a coordenadora, a produção inicial está ocorrendo ainda em Fortaleza e em pequena escala. A proposta é que no futuro a produção ocorra neste Município, na própria Reserva, onde pessoas do lugar serão capacitadas para atividade, gerando assim emprego e renda para a comunidade. Além de ampliar a produção, pretende também diversificar o leque e a oferta de produtos.
"Estamos em fase experimental, tudo vai depender da aceitação dos produtos e isso sabemos que é um processo, que envolve tempo e trabalho. O importante é que estamos dando continuidade a um trabalho de preservação ambiental com inovação", frisa Kelma Cláudia.
A Reserva
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Ambientalista Francy Nunes, reconhecida pelo IBAMA em 2000, preserva uma área de 200 hectares de Caatinga no Morro Três Irmãos no Município de General Sampaio. Nasceu do desejo de viabilizar um projeto sustentável de proteção à natureza e de desenvolvimento da propriedade e da região. Administrada pela Associação Ambientalista Francy Nunes (AAFRAN), uma organização não governamental sem fins lucrativos, a Reserva elaborou o Plano de Manejo com o apoio da Associação Caatinga, da Associação ASA Branca e do Fundo Nacional do Meio Ambiente.
Concluído o Plano de Manejo, que orienta o proprietário na administração e gerenciamento da RPPN, para que ela cumpra o seu papel na proteção da natureza e na interação com a sociedade, parte para novos voos.
Para a elaboração desse documento, são realizados estudos sobre as riquezas naturais da área, sobre as potencialidades turísticas e sobre a situação sócio-ambiental das comunidades.
Mais informações: Rua Vicente, 840 - casa 1 - Telefones: (85) 3472.3131 Fortaleza - www.aafran.org.br - refazendo@ig.com.br
REPÓRTER
SILVÂNIA CLAUDINO