Sem ter conseguido fazer aliança para a disputa deste ano, partido indica os seus dois principais quadros
Inácio Arruda e Chico Lopes juntamente com outros líderes do PCdoB, na convenção realizada no fim da manhã de ontem no Náutico Atlético cearense, quando foram homologadas todas as candidaturas do partido
O nome do senador Inácio Arruda foi confirmado, ontem, como candidato a prefeito de Fortaleza pelo Partido Comunista do Brasil. Ele tem como companheiro de chapa o deputado federal Chico Lopes, Também do PCdoB. A convenção para escolha dos candidatos foi realizada no estádio de esportes do Clube Náutico Atlético Cearense. Inácio contava, até a última quinta-feira com o apoio do PP, mas a direção do partido decidiu, de última se coligar com o PSB.
Durante a convenção também foram aprovados os nomes de 62 candidatos a vereador. Embora as lideranças da agremiação tenham buscado alianças com outras legendas não foi possível e vai para a disputa com chapa própria. Ainda na convenção algumas lideranças admitiam a possibilidade de coligação. Por isso a convenção delegou poderes à comissão política (executiva) para negociar alianças, tanto no plano majoritário quanto proporcional.
Expectativa
Até a madrugada de ontem as conversas se processaram com dois partidos, não revelados. Ontem voltaram a discutir, mas a expectativa era de concluir as conversas até o fim da tarde. Mesmo assim, algumas lideranças consideravam que não havia mais tempo para mudar o quadro e o caminho era a disputa com chapa própria.
Ao chagar à convenção, às 11h10min, Inácio Arruda, em entrevista à imprensa, disse que Fortaleza precisa recuperar a possibilidade de planejamento com um projeto arrojado para a cidade, principalmente nas áreas de educação, saúde e mobilidade urbana.
Na educação disse que precisa sair da situação em que se encontra para ocupar a melhor posição no Estado. Na saúde há necessidade de recuperação da rede de saúde básica e a instalação de uma policlínica de grande qualidade em cada uma das secretarias regionais e, na área da mobilidade deve haver uma grande ampliação das vias, bem como na quantidade de transporte, tanto ônibus quanto metrô. Sobre a campanha disse que espera um debate com o nível elevado e a apresentação de propostas que a cidade precisa.
Durante os discursos proferidos os oradores lembraram o tempo que o partido vai dispor para a campanha gratuita no rádio e na televisão que é muito curto, aproximadamente um minuto. O candidato a vice-prefeito, Chico Lopes, destacou que quando não havia televisão os comunistas faziam campanha e disse que o grande segredo do PC do B é a aliança com o povo.
Orgulho
O presidente nacional da agremiação, Renato Rabelo, disse que não podia estar ausente àquele ato porque a eleição de Inácio Arruda, em Fortaleza, era uma questão política e de honra para o partido porque o PCdoB de Fortaleza não foge à luta e é motivo de orgulho para a agremiação. Quanto ao tempo de TV para propaganda disse que o partido está estudando um plano para integrar a campanha na TV, rádio, internet e o partido nas ruas.
Na convenção do PCdoB tinham direito a voto 144 delegados escolhidos em mais de 70 assembleias de base realizadas com a participação de mais de 1.000 filiados. A presença de candidatos foi marcada por bandeiras, faixas, cartazes, balões e banners. O presidente do diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Papito Oliveiro, marcou presença na convenção do PCdoB e disse que o histórico de afinidade entre as duas legendas vem de muito tempo. O PDT tem como candidato a prefeito o deputado estadual Heitor Férrer cuja candidatura foi homologada no penúltimo fim de semana do mês.