No dia em que o penta completa dez anos, capitão daquela conquista faz evento em sua casa para jogadores dos cinco títulos brasileiros
Por Leandro CanônicoSão Paulo
O aniversário era do pentacampeonato, mas a festa era para todos os campeões do mundo. Representantes das seleções brasileiras campeãs em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 estiveram na noite deste sábado na casa do ex-lateral-direito Cafu para um jantar comemorativo dos dez anos da última conquista.
Em tom de crítica à CBF e ao Governo Federal por não terem organizado alguma homenagem a eles, os campeões do mundo presentes valorizaram a iniciativa de Cafu. Estava prevista a presença de Ronaldo e Pelé, dois dos mais importantes jogadores da história do futebol brasileira, mas eles não apareceram.
- No Brasil, os vice-campeões do mundo não valem nada. E aqueles que foram campeões são esquecidos – declarou o tricampeão Félix.
Empolgado com a festa, Cafu comemorou muito a ideia que teve de reunir os campeões do mundo em sua casa, em Barueri, na Grande São Paulo.
- Foi uma grande ideia que eu tive. Temos de homenagear essas pessoas. Só fomos pentas, porque um dia um grupo foi tetra, outro tri, um bi e campeão. Nós temos de resgatar essa história. O futebol brasileiro perdeu um pouco a identidade. Antes tínhamos muitos ídolos, hoje temos poucos – discursou o capitão do penta.
Goleiro titular na conquista de 2002, Marcos também esteve na festa. Sempre bem humorado, o agora embaixador do Palmeiras falou do reconhecimento do título.
- Nem na minha fase mais otimista eu imaginava ganhar uma Copa do Mundo. Ganhei uma como titular e agora tenho reconhecimento eterno por essa conquista. Como estive em apenas uma Copa do Mundo e fui vencedor, as minhas lembranças de Mundial são todas ótimas – falou Marcos.
Regina, eu te amo
A cena de Cafu na final da Copa do Mundo de 2002, em pé no púlpito da Fifa, com a taça em mãos e se declarando para a esposa, Regina, ficou marcada. Tanto quanto a frase “100% Jardim Irene” em sua camisa, guardada até hoje.
Lembrando isso, Luiz Felipe Scolari, técnico no penta, fez Cafu reeditar a declaração à esposa. Com uma réplica da taça em mãos, o ex-lateral se declarou novamente.
- Agora, Cafu, você tem mais dez anos livres (risos). Hoje venceu aquela declaração que fez em 2002 – brincou o chefe da Família Scolari.
Depois do discurso de Cafu, a cantora Daniela Mercury cantou o hino nacional e emocionou os campeões mundiais, que a acompanharam em coro. Durante o jantar, a réplica que o pentacampeão tem da taça Copa do Mundo ficou exposta para que os convidados pudessem tirar fotos.
Dentre os campeões presentes no evento estavam: Félix, Coutinho, Pepe, Zé Maria, Dadá, Zito, Roberto Miranda, Altair, Jair Marinho, Zetti, Raí, Gilmar Rinaldi, Juninho Paulista, Ronaldão, Marcos, Roque Júnior, Belletti, Denílson, Juninho Paulista, Luizão, Ricardinho, Felipão.