O Governo do Estado do Ceará e o Governo Municipal de Barbalha tem parceria firmada no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o qual favorece mais de vinte (20) instituições no município de Barbalha, dentro de uma cadeia alimentar sustentável de boa qualidade que vem dos produtores rurais cadastrados na Secretaria do Desenvolvimento Agrário de Barbalha.
Os recursos oriundos do tesouro estadual asseguram mais de R$ 300 mil reais ano, que são repassados para os produtores rurais, com escala de entrega duas vezes por semana.
PRODUTOS ADQUIRIDOS:
Banana, laranja, mamão, goiaba, acerola, manga, cheiro verde, macaxeira, feijão, chuchu, abobora, carne e até queijo consta do cardápio de distribuição dos produtos.
Cada produtor pode vender até R$ 4.500,00 ano.
Os produtos colhidos na agricultura familiar são entregues no ponto de apoio e distribuição na Avenida Pio Sampaio no Bairro Cirolandia, sob a tutela do Secretário do Desenvolvimento Agrário de Barbalha, Dr. Elismar Sá, tendo da Sra. Jorgete apoio incondicional na coordenação de recebimento e distribuição dos alimentos.
Na distribuição desses produtos frutas, verduras, legumes e outros da relação de aquisição, são beneficiadas muitas entidades que trabalham com famílias carentes, com crianças e idosos, exemplo:
Pestalozzi
Soafa
Sobef
Sesfa
Paróquias
Associações
Creches e outras instituições.
Na manhã dessa quinta-feira (21), acontecia à entrega dos produtos, e o padre Alencar, pároco da Paróquia Santo Antônio, pegava frutas e verduras, na ocasião disse ele para o nosso trabalho de reportagem, que esse programa tem grande importância na cadeia alimentar de muitas famílias carentes, e na paróquia é uma ação muito valiosa tendo em vista que ajuda bastante na alimentação dos movimentos religiosos em suas reuniões, principalmente, nos finais de semana quando o calendário de reuniões é muito intenso.
Silva Neto