Em jogo nervoso, o Corinthians empatou com o Santos por 1 a 1 no Pacaembu, em São Paulo, e se classificou para a sua primeira final na Libertadores --na partida de ida, na Vila Belmiro, o time paulistano havia vencido por 1 a 0.
Neymar abriu o placar para o Santos, no primeiro tempo, e Danilo empatou a partida no início do segundo tempo.
Agora, o Corinthians enfrenta o Boca Juniors ou a Universidad de Chile na decisão --a equipe argentina se classifica mesmo se perder por um gol de diferença nessa quinta-feira, em Santiago, já que venceu a primeira partida por 2 a 0 em Buenos Aires.
O JOGO
Como se esperava, o Santos começou atuando no campo de ataque, tentando reverter a desvantagem do jogo de ida, mas não conseguia encaixar uma jogada de ataque devido à forte marcação corintiana.
O Corinthians, mesmo mais atrás e apostando em contra-ataques, teve as melhores chances --a primeira foi aos 11min, quando Jorge Henrique conseguiu iniciar uma jogada e fez troca de passes com Paulinho e Danilo antes de deixar a bola com William, que chutou fraquinho, facilitando a defesa do goleiro Rafael.
Aos 20min, em cobrança de falta do Corinthians, o atacante Alex mandou a bola no ângulo esquerdo e Rafael fez uma defesa incrível, evitando que a equipe paulistana abrisse o placar.
O Santos, por sua vez teve sua primeira boa chance aos 30min --em jogada de ataque, Neymar correu pela direita e tentou o cruzamento para Alan Kardec, que estava mais à frente, mas a bola ficou com Juan, que finalizou para a defesa do goleiro Cássio.
Na segunda boa chance, surgiu o gol tão perseguido pela equipe santistas --aos 35min, Neymar avançou pela intermediária e passou para Alan Kardec, que cruzou da direita para Borges acertar a trave. No rebote, Neymar, que acompanhava a jogava, surgiu para finalizar e deixar tudo igual na soma dos dois placares.
Depois do gol, os papéis se inverteram --o Santos recuou quase que completamente, enquanto o Corinthians partiu com tudo em busca do empate no Pacaembu, esbarrando na defesa do time santista.
Aos 45min, quase que o time da casa empatou a partida --após recuperar a bola da defesa santista, Fábio Santos fez o cruzamento da esquerda e Jorge Henrique manda de cabeça para a defesa de Rafael.
E o empate surgiu já no início do segundo tempo, aos 2min --em cobrança de falta de Alex, a bola passou por todo mundo e sobrou com Danilo, que teve tempo antes de finalizar e deixar o Corinthians novamente em vantagem no confronto.
Aos 16min, o Santos reclamou de um suposto pênalti não marcado quando Alan Kardec lançou a bola para Henrique, que se chocou com Danilo e desequilibrado, caiu na grande área. O juiz só marcou tiro de meta para o Corinthians.
Dois minutos depois, Juan fez jogada individual e arriscou de fora da área, mas mandou por cima do gol de Cássio.
Aos 22min, Alex tentou o cruzamento para Paulinho, que carimbou a trave --só que ele havia sido pego em posição de impedimento. Aos 30min, em cobrança de falta do Corinthians, Chicão rolou a bola para Alex, que mandou uma bomba para Rafael espalmar com dificuldade. No rebote, o juiz marcou falta de ataque.
Desesperado, o Santos jogou os minutos finais 100% no ataque e teve sua melhor oportunidade aos 39min, quando Paulo Henrique Ganso fez o lançamento para Elano, mas Alessandro afastou para escanteio. Na cobrança, Leandro Castán afastou de cabeça.