Bandeiras e balões iluminados são os destaques da cidade, diz idealizador.
Elias BrunoDo G1 CE
Construída em um espaço de 180 metros quadrados, a cidade cenográfica do São João de Maracanaú, no Ceará, homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, mas possui ambientes que contemplam temas como diversidade sexual e o artesanato cearense. Um dos idealizadores da estrutura, Guilhermino Benevides, trabalha em montagens de estrutura do tipo há oito anos e contou ao G1 detalhes da produção que envolveu cerca de 60 pessoas durante 25 dias. “Partimos da ideia de homenagear o centenário de Luiz Gonzaga com a preocupação de criar uma interação maior com o público e não só montar a carcaça”, explica.
Ainda segundo o idealizador, a "Vila Luiz Gonzaga" foi desenvolvida a partir de cuidados específicos como o design da pintura de cada casa, dos balões e das bandeiras, que formam uma cobertura de 20.000 metros da cidade, alcançando outros ambientes, como o quadrilhódromo. “Os balões são um dos carros chefes da estrutura. Eles são todos iluminados e feitos com material que podem levar chuva”, afirma Benevides. O aspecto das bandeiras é justificado pelo artista como uma menção à globalização, com o objetivo de massificar cores.
Todos os detalhes da estrutura conduzem os visitantes aos ambientes montados para homenagear Luiz Gonzaga. No meio da cidade, foi erguida uma estátua simbólica do cantor pernambucano sob uma manta onde está escrita a letra do clássico “Asa Branca”. A igreja de Exú, cidade natal do Rei do Baião, teve os vitrais replicados em uma capela montada em Maracanaú. “Também projetamos um museu com detalhes da vida e obra dele. Esse espaço também reforça a ideia de integrar o público com a estrutura”, complementa Benevides.
Outro destaque da estrutura são as casas que remetem à ambientes rústicos do interior do estado como a casa de farinha, o engenho de cana, o correio do amor e outros espaços mais urbanos e cômicos, a exemplo da associação dos cornos 'radiadora' e do cabaré. Cada compartimento ganha o nome de uma música do rei do baião: “Lá no Meu pé Serra” ilustra a parede do engenho; “Casa de Reboco”, na casa de artesanato; “Forró Número” na radiadora; entre outros.
As casas onde são comercializados artesanatos cearenses também integram a "Vila Luiz Gonzaga" com a participação de artesãos de outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Uma das inovações deste ano é a “Casa da Diversidade”, onde são oferecidos serviços educativos e distribuição de camisinhas para a população. O São João de Maracanaú também traz shows de artistas locais e nacionais até o dia 16 de junho.