Câmara faz pré-lançamento de Livro da História Política de Barbalha com quatro ex-prefeitos e atual prefeito

Uma noite memorável para a vida política de Barbalha

A Câmara Municipal de Barbalha, nesta terça-feira (25), realizou fato inédito, um feito extraordinário e uma noite histórica no pré-lançamento do Livro da História Política de Barbalha, firmando parceria com a URCA – Universidade Regional do Cariri, órgão que vai pesquisar, vai entrevistar personalidade políticas de Barbalha, vai ouvir relatos de historiadores e de representações que tem ligação com a história da cidade. 

A Mesa Diretora dos trabalhos foi composta pelas personalidades, Dorivan Amaro dos Santos (presidente), Guilherme Sampaio Saraiva (prefeito), e os ex-prefeitos João Hilário Coelho Correia, Francisco Rommel Feijó de Sá, José Leite Gonçalves Cruz e Argemiro Sampaio Neto. Nas galerias e no centro do Plenário 13 de Junho participação de outras personalidades como vice-prefeito, vereadores, professores e historiadores da URCA, professores e historiadores de Barbalha, o magistrado Dr. Alberto Callou, a professora de cultura popular, Celene Queiroz, o professor e historiador barbalhense, Josier Ferreira, familiares do saudoso Dr. Napoleão Tavares Neves e várias outras personalidades. 

Pela Câmara Municipal, os vereadores: Dorivan Amaro dos Santos, Antônio Ferreira, Marcus Alencar, Marcelo Jr, Odair José de Matos, João Ilanio Sampaio, André Feitosa e Mateus Saraiva. 

A plenária foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador, Dorivan Amaro dos Santos, o qual detalhou o propósito do livro que vai contar os fatos da história política de Barbalha, e posteriormente, fizeram uso da palavra os quatro ex-prefeitos de Barbalha, fazendo narrativas de fatos históricos da política e de políticos da cidade que vão enriquecer o livro detalhado pela UR-CA, que deve ficar pronto em um ano, que vai ser repassado as escolas, bibliotecas, políticos e outras personalidades barbalhenses. 

Ampliando as linhas históricas, uso a palavra o professor e historiador da URCA, Josier Ferreira, o qual fez maravilhosa narrativa sobre os primórdios da Barbalha com a chegada de Francisco Magalhães de Sá, que veio da região da pequena vila Santo Antônio do Urubu de Baixo, que, ao longo dos anos cresceu e se transformou na cidade de Propriá–SE, cujas ramificações passam por Missão Velha e chega a Barbalha, dentro desse contexto histórico as duas cidades, Barbalha-CE e Propriá-SE vão realizar encontro Intercâmbio Histórico-Cultural a ser realizado na Escola de Saberes nos três dias de 28 a 30 de novembro.  

À noite histórica da Câmara Municipal de Barbalha fazendo o pré-lançamento do Livro da História Política de Barbalha foi encerrada pelo presidente da Câmara Municipal, Dorivan Amaro dos Santos fazendo agradecimentos e convidando a todos para um coffee break. 

Silva Neto – Fotos SilvaNetodiariodocariri.com.br