Avião de carga de grande porte cai em Louisville, nos EUA; 7 pessoas morreram

Segundo as autoridades outras 11 pessoas estão feridas

Queda de avião MD-11 da UPS provoca incêndio em Louisville, Kentucky — Foto: Reprodução/WUSA

Aeronave envolvida é um MD-11 da UPS, uma das maiores empresas de logística do mundo, que havia acabado de decolar para Honolulu, no Havaí. Outras 11 pessoas ficaram feridas.

Por Redação g1 04/11/2025 

Avião de grande porte cai ao decolar e deixa mortos nos EUA

Um avião de carga caiu nesta terça-feira (4) no aeroporto Muhammad Ali, na cidade de Louisville, no Kentucky, nos Estados Unidos. Sete pessoas morreram, sendo três tripulantes e quatro em solo, e outras 11 ficaram feridas, segundo o governador do estado. 

Imagens que circulam nas redes sociais mostram chamas na asa esquerda do avião e uma trilha de fumaça durante a decolagem. A aeronave chegou a se erguer levemente do solo antes de cair e explodir.

O avião era da UPS, uma das maiores empresas de logística do mundo. A aeronave, modelo McDonnell Douglas MD-11, estava decolando de Louisville com destino a Honolulu, no Havaí, segundo Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês).

O aeroporto onde o acidente aconteceu abriga o Worldport, centro global das operações aéreas de carga da empresa e a maior instalação de triagem de encomendas da companhia no mundo.

Uma coluna de fumaça era visível a quilômetros de distância na cidade. O incidente provocou um incêndio de grandes proporções — alimentado pelo combustível a bordo — em vários prédios de uma área industrial.

Coluna de fumaça é vista próxima ao aeroporto de Louisville, no Kentucky

O governador do Kentucky, Andy Beshear, afirmou que o número de mortos deve aumentar, já que alguns dos sobreviventes tiveram "ferimentos graves".

Equipes de resgate trabalham na região para conter o incêndio. As autoridades de Louisville pedi-ram que os moradores evitem circular em um raio de 7,5 km do aeroporto.

Todas as decolagens no aeroporto Muhammad Ali foram canceladas para a noite desta terça-feira (4).

Por transportarem mais peso do que os aviões de passageiros, os cargueiros costumam levar mais combustível, especialmente em voos de longa distância, como o que seria feito pelo MD-11. Isso pode explicar a dimensão das chamas na região do aeroporto Muhammad Ali. 

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/11/04/aviao-de-carga-de-grande-porte-cai-em-louisville-kentucky.ghtml