Cearense Série A 2026 é lançado oficialmente

Campeonato Cearense 2026 tem nova fórmula de disputa

Créditos: Lucas Emanuel/FCF

23/10/2025 - 

No Marina Park Hotel, na tarde desta quinta-feira (23), a Federação Cearense de Futebol realizou oficialmente o lançamento do Campeonato Cearense Série A de 2026. Com a presença de toda a diretoria da Casa do Futebol Cearense, dirigentes, ex-atletas e representantes da imprensa, o evento ocorreu logo após a reunião que definiu a fórmula de disputa do certame, aprovada por unanimidade pelos dez clubes participantes.

O narrador esportivo Brenno Rebouças foi o responsável por conduzir a cerimônia. O encontro foi aberto com a exibição do vídeo de lançamento do Cearense 2026. Em seguida, a palavra foi passada ao presidente da FCF, Mauro Carmélio, que comentou sobre a nova fórmula da competição e fez um balanço da edição de 2025.

“É com muita alegria que estamos reunidos aqui mais uma vez para comentar sobre o Campeonato Cearense. Nova fórmula de disputa e tenho certeza do alto nível competitivo que teremos ano que vem. Isso reforça mais uma vez que teremos o melhor estadual de todos os tempos”, afirmou.

Antes de encerrar sua fala, o presidente Mauro Carmélio prestou uma homenagem da Casa do Futebol Cearense a Emanoel Bocão, dirigente esportivo e presidente do Maranguape Futebol Clube, falecido em agosto deste ano, aos 64 anos. A homenagem foi entregue em forma de placa a seu filho, Brenno Rebouças — que também apresentou o evento —, e a seu irmão, Brunno Rebouças, que assumiu a presidência do clube.

Finalizada a participação do presidente, ocorreu a realização do sorteio. Os 10 clubes foram distribuídos em cinco potes, de acordo com o Ranking Cearense de Clubes Profissionais de 2025. Se-guindo o critério de regionalização, Iguatu e Quixadá deverão, obrigatoriamente, integrar grupos diferentes, o que resultou em um sorteio casado entre os potes 3 e 5.

Pote 1: Fortaleza e Ceará

Pote 2: Ferroviário e Floresta

Pote 3: Iguatu e Maracanã

Pote 4: Horizonte e Tirol

Pote 5: Maranguape e Quixadá

Após o sorteio, os grupos ficaram da seguinte forma:

Grupo A: Fortaleza, Ferroviário, Maracanã, Horizonte e Quixadá.

Grupo B: Ceará, Floresta, Iguatu, Tirol e Maranguape.

Para comentar sobre a definição dos grupos, o vice-presidente da FCF, Eudes Bringel, assumiu o microfone e falou da importância da competitividade entre as dez equipes participantes do Cearense 2026.

“Como em todo sorteio, aqui podemos constatar o nível do competitividade do nosso estadual. Teremos dez equipes que lutarão ponto a ponto desde o primeiro jogo e se estenderá até a final, quando conheceremos o grande campeão da temporada”, disse.

De vice-presidente para outro vice-presidente, Mauro Carmélio Neto destacou e reforçou a cobertura midiática que certame estadual apresentará na temporada.

“O Cearense de 2026 continuará com suas novidades e tecnologias. Teremos a transmissão con-firmada de cinco plataformas. Tudo isso para levar interatividade, informações e o bom futebol para o torcedor cearense”, concluiu. O Cearense 2026 está programado para iniciar no dia 7 de janeiro com encerramento em 8 de março. Daniel França

Departamento de Comunicação

Federação Cearense de Futebol

https://www.futebolcearense.com.br/2023/noticia.asp?id=18339