Universidades e institutos federais do CE terão 356 novas vagas para professor e técnico

A maior parte das vagas é destinada à Universidade Federal do Ceará (UFC)

Escrito por Redação 15 de Outubro de 2025  

Legenda: A maioria das novas vagas está destinada à Universidade Federal do Ceará (UFC). Foto: Jr. Panela/UFC

Universidades e institutos federais cearenses terão 356 novas vagas para professores e técnicos administrativos. Os cargos compõem os mais de 6,7 mil anunciados pelo governo federal nesta quarta-feira (15) para atualização do quadro de pessoal em instituições do tipo em todo o País.

A maior parte das vagas é destinada à Universidade Federal do Ceará (UFC), que receberá 40 novos professores, cinco professores de ensino básico, técnico e tecnológico e 107 técnicos admi-nistrativos (43 da classe D e 64 da classe E). O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolo-gia (IFCE), por sua vez, terá 70 novos profissionais — com um limite de 20% de professores subs-titutos.

No anúncio dos cargos, o ministro da Educação e ex-governador cearense, Camilo Santana (PT), lembrou que as vagas se somam às outras que foram autorizadas há menos de três meses para institutos federais. 

"Em julho, já tínhamos autorizado a criação de 4,5 mil cargos para professores e técnicos dos institutos. Esse é o compromisso do presidente Lula para fortalecer a nossa rede federal e a expansão que estamos realizando. Investir em educação é investir no Brasil", afirmou.

Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck acrescentou que, ao todo, são 1,2 mil novos cargos de professores efetivos, 249 professores substitutos e quase 5,3 mil técnicos administrativos, reforço que "mostra o compromisso [da gestão] com a educação e a formação de jovens para empregos qualificados".

Quantas vagas serão distribuídas para cada universidade federal cearense?

De acordo com as portarias conjuntas do MEC e do MGI, o Ceará receberá 356 novas vagas — a maioria sendo na UFC. Veja, a seguir, a distribuição:

• Universidade Federal do Ceará (UFC): 40 professores efetivos, 5 professores de ensino básico, técnico e tecnológico e 107 técnicos administrativos (sendo 43 da classe D e 64 da classe E);

• Universidade Federal do Cariri (UFCA): 15 professores efetivos e 62 técnicos administra-tivos (sendo 25 da classe D e 37 da classe E);

• Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab): 50 pro-fessores efetivos e 7 técnicos administrativos (3 da classe D e 4 da classe E);

• Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE): 70 professores efetivos, tendo limite de 20% de substitutos.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/papo-carreira/universidades-e-institutos-federais-do-ce-terao-356-novas-vagas-para-professor-e-tecnico-1.3699945