Ceará descarta todos os seis casos suspeitos de contaminação por metanol em bebidas

Em nível Brasil já são registrados 225 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Ceará segue sem casos confirmados de contaminação por metanol em bebidas — Foto: Reprodução/TV Globo

Possibilidade de relação com o metanol foi descartada após a realização de exames periciais. Não há registro de novos casos suspeitos no Estado.

Por Redação g1 CE - 08/10/2025 

Sobe para 225 o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) descartou todos os seis casos, incluindo uma morte, suspeitos de contaminação por metanol em bebidas no estado. A atualização foi feita pela pasta nesta quarta-feira (8).

Até terça-feira (7), quatro casos já haviam sido descartados, enquanto outros dois, um em Quixeramobim e outro em Aquiraz, ainda estavam sendo investigados. Contudo, a pos-sibilidade de relação com o metanol foi descartada após a realização de exames periciais. 

A cronologia das notificações, conforme detalhada pela secretaria, é a seguinte:

• Sábado (4): É notificado o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em um paciente internado no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim.

• Domingo (5): O segundo caso é registrado em Caucaia, de um paciente atendido em um hospital particular. O primeiro e o segundo casos foram descartados ainda no domingo. Um terceiro caso suspeito, em São Gonçalo do Amarante, foi notificado à noite.

• Segunda-feira (6): O quarto caso é notificado em Quixeramobim pela manhã. O quinto caso foi notificado em Aquiraz pela tarde, elevando para três em investigação. No fim da noite, o terceiro caso foi descartado.

• Terça-feira (7): O Estado contabilizou quatro casos descartado e dois em investigação.

• Quarta-feira (8): Todos os seis casos foram oficialmente descartados.

Perícia mostra que metanol foi adicionado em parte de garrafas apreendidas em SP

Nesta terça, o estado de São Paulo confirmou 18 casos de intoxicação por metanol no balanço divulgado pelo governo. Há 158 sendo investigados e 38 casos foram descartados.

176 casos

• 18 confirmados (há laudo atestando presença de metanol e confirmação de circunstâncias que indicam que a pessoa ingeriu bebida adulterada);

• 158 em investigação (há indícios clínicos, mas aguardam laudo para confirmar presença de metanol e investigações para entender circunstâncias de eventual ingestão da substância).

10 mortes

• 3 óbitos confirmados (com laudo e confirmação de ingestão de bebida adulterada);

• 7 mortes em investigação (sem laudo e sob investigação das circunstâncias).

85 casos descartados após análise clínica

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/10/08/ceara-descarta-todos-os-seis-casos-suspeitos-de-contaminacao-por-metanol-em-bebidas.ghtml