De 3 a 5 de outubro, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante no Crato, a EXPOFAM - Exposição de Produtos da Economia Solidaria de Base Familiar do Cariri, celebrou 18 anos de fundação, passou ser maior idade com grande legado na cultura popular, na economia solidária de agricultura familiar, na troca de experiências entre as entidades parceiras e participantes e em ações sociais na integração das comunidades de agricultura familiar.
Nas celebrações dos 18 anos da EXPOFAM, sexta, sábado e domingo, três dias de exposições de produtos advindos do campo, muito artesanato, roda de conversa e debates valorizando as categorias de base que trabalham no campo, na produção, em atividades de fundo de quintais e na culinária regional tudo gerando renda familiar.
Ao microfone Lais Leite, apresentando o Projeto: Saberes, Fazeres, Sabores e Desejos do Cariri
Este ano 2025 a EXPOFAM levantou a bandeira em defesa da política da semente crioula e a revitalização da Casa de Sementes no Território Cariri.
Na programação da EXPOFAM 2025, a Universidade Federal do Cariri participou com um belíssimo trabalho com o Projeto: Saberes, Fazeres, Sabores e Desejos do Cariri de conto de história, enaltecendo e homenageando pessoas do movimento da agricultura familiar, pessoas que cultivam a produção do alimento para a mesa da família e da população.
Homenageados: Francisco Antônio Bernardo (Novo), Socorro Sales, Lindicassia Nascimento e Expedito Guedes
CONTO DE HISTÓRIAS E NARRATIVAS
O projeto conto de história e narrativas sobre a labuta de várias pessoas do campo, é de autoria da Historiadora e Professora da UFC, Maria Lais dos Santos Leite, neste ano 2025, foram homenageados: Francisco Antônio Bernardo (Novo), Socorro Sales, Lindicassia Nascimento, Terezinha Leite, Expedito Guedes e outras personalidades. Pessoas homenageadas presentes usaram a palavra para expressar sua gratidão e valorizar o trabalho de Lais.
Foi muito boa a participação de associações comunitárias e produtoras rurais, entidades que fomentam a agricultura, a produção e a convivência social irmanada na Economia Solidária do Cariri.
De Barbalha o GESTRAF – Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar participou com 15 pessoas com a liderança de Lindicassia Nascimento.
Usando a palavra, Sérgio Pereira, da Fetraece, e Ângela Fernanda, do Sítio Gravatá no Município de Caririaçu
Boa representação também veio do Sítio Gravatá no Município de Caririaçu, comunidade essa tem uma Casa de Sementes em plena atividade e desenvolve projeto com manejo de árvores nativas, a representante daquela comunidade, Ângela Fernanda da Cruz Pereira, fez uma maravilhosa narrativa a respeito do trabalho desenvolvido com a Casa de Sementes, que, inclusive fomenta a participação da juventude da comunidade.
Portanto, a XVIII EXPOFAM realizada em 2025, com muito desempenho e organização do líder popular e comunitário, Expedito Guedes, merece todo reconhecimento e aplausos da população do Cariri.
Silva Neto - Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com.br