De virada, Fortaleza vence Juventude fora e segue vivo na luta contra Z-4 da Série A

O Fortaleza volta a campo na quarta-feira (15), quando encara o Vasco

A partida ocorreu neste domingo (5), no Alfredo Jaconi

Escrito por Alexandre Mota - 05 de Outubro de 2025  

Legenda: O Fortaleza venceu o Juventude de virada no Alfredo Jaconi, pela Série A

Foto: Matheus Amorim / Fortaleza

O Fortaleza voltou a vencer na Série A e deixou a vice-lanterna. Neste domingo (5), em confron-to direto com o Juventude pela 27ª rodada, o time cearense aplicou 2 a 1, de virada, com gols de Mancuso e Adam Bareiro - Rafael Bilu marcou para os donos da casa. Assim, segue firme na luta contra o rebaixamento, apesar do cenário extremamente difícil. Na competição, foi também a primeira vez que o Leão conquistou um resultado positivo como visitante.

Na tabela de classificação, a equipe subiu para a 18ª colocação, agora com 24 pontos, ultrapassando o próprio adversário gaúcho, que tem 23. O primeiro fora do Z-4 no Brasileirão é o Santos, com 28.

Assim, os comandados do argentino Martín Palermo recuperam a esperança, restando 12 jogos. O Fortaleza volta a campo na quarta-feira (15), quando encara o Vasco, às 21h30, na Arena Castelão.

O JOGO

A partida iniciou logo com um erro da defesa do Fortaleza. Aos 5 minutos, Igor Formiga lançou na área para ninguém. Ávila tentou cortar e deixou nos pés de Rafael Bilal, que dominou, driblou Kuscevic e bateu na saída do goleiro Brenno, abrindo o placar: 1x0. Tudo isso logo no primeiro lance.

Assim, o time cearense sentiu o golpe e não conseguiu assustar os donos da casa na sequência. Aos 15, após cobrança de escanteio, Ávila derrubou Abner dentro da área. Após checagem com o árbitro de vídeo (VAR), o juiz Lucas Paulo Torezin (PR) concedeu a penalidade. Na cobrança, Gilberto chutou forte no canto, mas Brenno saltou e fez a defesa, impedindo a ampliação do placar.

Os minutos restantes foram de pressão do Juventude, que teve a posse e mais volume de jogo. Inofensivo, o Fortaleza não conseguiu sequer colocar o goleiro Jandrei para trabalhar no 1º tempo.

Na volta do intervalo, Palermo acionou Pochettino e Guzmán para melhorar a produção ofensiva do Fortaleza. Com as mudanças, a equipe cearense se tornou mais protagonista no campo de ataque.

Aos 27, o Fortaleza encontrou o caminho das redes, em um golaço de Mancuso. O lateral-direito avançou em velocidade, driblou quatro marcadores, invadiu a área e finalizou sem chances: 1x1. E a mexida no placar deixou a partida aberta, com o técnico argentino apostando em Bareiro e Pikachu.

A escolha funcionou aos 40. Em bela trama pela direita, Pikachu acha o centroavante Bareiro na área, que escora para o fundo da rede e engata a virada leonina: 1x2. Assim, os minutos finais foram de resistência, com Brenno e o sistema defensivo trabalhando para evitar as investidas de Taliari.

Com oito minutos de acréscimo, o final do jogo se transformou em drama. Pikachu recebeu passe de Pochettino e finalizou no ângulo para um milagre de Jandrei aos 51. No minuto seguinte, o volante Mandaca foi expulso com o 2º cartão amarelo e encerrou qualquer chance de reação do Juventude.

ESCALAÇÕES

• Juventude: Jandrei; Igor Formiga (Reginaldo), Abner (Daniel Peixoto), Rodrigo Sam e Ewerthon; Sforza, Jadson, Mandaca e Lucas Fernandes (Nenê); Rafael Bilu (Batalla) e Gil-berto (Gabriel Taliari). Técnico: Thiago Carpini

• Fortaleza: Brenno; Mancuso, Brítez, Kuscevic e Gastón Ávila; Rossetto (Guzmán), Lucas Sasha (Rodrigo) e Matheus Pereira; Herrera (Pochettino), Breno Lopes (Pikachu) e Lucero (Adam Bareiro). Técnico: Palermo.

Juventude 1x2 Fortaleza | Ficha técnica

• Competição: 27ª rodada da Série A.

• Estádio: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS.

• Data: 05/10/2025 (domingo).

• Horário: 18h30 (de Brasília).

• Gols: Rafael Bilu aos 5' 1T (1x0); Mancuso aos 27' 2T (1x1) e Adam Bareiro aos 40' 2T (1x2).

• Cartões amarelos: Mandaca (Juventude); Kuscevic, Lucas Sasha e Matheus Pereira (For-taleza).

• Cartão vermelho: Mandaca (Juventude).

• Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR).

• Assistente 1: Eduardo Goncalves da Cruz (MS).

• Assistente 2: Anne Kesy Gomes de Sá (AM).

• Quarto Árbitro: Gabriel dos Santos Queiroz (GO).

• VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ).

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/juventude-x-fortaleza-veja-horario-onde-assistir-palpites-e-provaveis-escalacoe-1.3696844