No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que o tema da campanha global no ano de 2025 é "Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança", com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”, reconhecendo a vulnerabilidade dessa faixa etária aos riscos e danos causados por cuidados inseguros.
Em Barbalha, o Hospital Santo Antônio celebrou o Dia Mundial da Segurança do Paciente realizando uma campanha educativa envolvendo profissionais da saúde de todos os setores.
A Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Sildelânia Gonçalves, destacou ser de fundamental importância todos os profissionais de saúde estarem aptos aos cuidados seguros do paciente, que são realizados com seis eixos:
1 – Identificar corretamente o paciente
2 – Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e o paciente
3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
4 – Garantir o local correto, o procedimento correto e a cirurgia no paciente correto
5 – Higienizar as mãos para evitar infecções, e,
6 – Reduzir o índice de quedas e lesões por pressão.
A Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Santo Antônio de Barbalha, Sildelânia Gonçalves, destacou que a campanha envolveu todas as equipes de trabalho desde a recepção aos médicos e setores administrativos do hospital, sendo bastante positiva a integração dos profissionais o que representa mais qualidade e segurança do paciente.
Na avaliação geral foi um dia muito interativo e proveitoso no âmbito hospitalar.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente 2025, foi celebrado no Hospital Santo Antônio com caricatura no painel homenagem a dona Otília Correia Saraiva, mãe dos três irmãos Antônio, José e João.
Silva Neto – Imagens de Ítalo Guilherme