Estádio Presidente Vargas adota reconhecimento facial em todos os setores

Seis setores do Castelão passam a usar o reconhecimento facial

A conclusão da instalação do sistema foi feita nesta sexta-feira (8). A tecnologia visa ampliar a segurança, agilizar o acesso e oferecer mais conforto aos torcedores.

Por Redação g1 CE – 09/08/2025 

Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, recebe instalação de reconhecimento facial. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O Estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza, concluiu nesta sexta-feira (8) a instalação do sistema de reconhecimento facial em todos os setores. A tecnologia visa ampliar a segurança, agilizar o acesso e oferecer mais conforto aos torcedores.

Segundo a prefeitura de Fortaleza, o sistema está interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e utiliza 72 câmeras analíticas e 40 catracas com controle facial ativo. Com isso, é possível identificar pessoas com mandados de prisão ou pendências judiciais, além de evi-tar a falsificação de ingressos e reduzir filas na entrada. 

“Fortaleza dá mais um passo importante na modernização e segurança dos nossos equipamentos. O PV, agora com reconhecimento facial em todos os setores, garante tranquilidade para o torcedor e eficiência no controle de acesso”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Anderson Pinheiro.

Seis setores do Castelão passam a usar o reconhecimento facial

Já o secretário da Segurança Cidadã, Márcio Oliveira, destacou que o novo sistema coloca o PV no mesmo nível de grandes arenas esportivas do país. “O reconhecimento facial garante mais segurança ao torcedor, protege quem gosta de esporte e reforça o compromisso da gestão com a integridade de todos que frequentam o estádio”, pontuou.

Com capacidade para 20.166 pessoas, o Estádio Presidente Vargas completa 83 anos em 2025 e segue sendo palco de partidas de futebol profissional e eventos esportivos de grande porte.

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/08/09/estadio-presidente-vargas-adota-reconhecimento-facial-em-todos-os-setores.ghtml