Caminhão que veio do RJ para o Ceará com 145 kg de drogas e quatro armas é interceptado pela Polícia

Polícia Militar encontrou entorpecentes, armas, munições e materiais sem nota fiscal.

Também foram apreendidos um carro e seis motocicletas, que seriam entregues a criminosos no Interior do Ceará

Escrito por Redação 26 de Julho de 2025  

Legenda: A Polícia Militar do Ceará encontrou drogas, armas de fogo e até veículos escondidos em um caminhão baú que veio do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/ PMCE

Um caminhão carregado de drogas e armas foi interceptado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), no município de Nova Russas, no Interior do Ceará, na última sexta-feira (25). 145 kg de drogas, quatro armas de fogo, 200 munições, um carro e seis motocicletas foram apreendidos.

A Polícia Militar divulgou que "as equipes do Serviço de Inteligência (SI) e da Coordenadoria de Inteligência da PMCE (Coin) repassaram a informação de que uma carga de drogas, oriunda do estado do Rio de Janeiro, estaria a caminho do Ceará e teria como destino o bairro Alto da Boa Vista, em Nova Russas".

Uma equipe do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) se dirigiu para o local e encontrou um caminhão baú estacionado, com dois homens que teriam realizado o transporte.

Ao abrir o caminhão, a Polícia Militar encontrou diversos tabletes de entorpecentes escondidos em caixas de ovos, além de armas, munições e materiais sem nota fiscal.

Confira a lista de materiais apreendidos:

• 71 kg de crack;

• 30 kg de maconha;

• 9 kg de cocaína;

• 34 kg de anfetamina (droga sintética);

• 1 kg de merla (pasta base); 

• 3 pistolas calibre 9 mm;

• um revólver Ponto 38;

• 3 carregadores de armas;

• 200 munições;

• 6 motocicletas;

• um carro Fiat Palio.

Motorista e ajudante são liberados

Os dois homens encarregados de realizar o transporte, o motorista Rogélio Soares Paiva, de 61 anos, e o ajudante Francisco Kelvin Vasconcelos Alcântara, 24, não foram presos.

Segundo a PMCE, eles foram ouvidos como testemunhas na Delegacia Regional de Polícia Civil de Crateús, para onde foi levado o material apreendido.

O advogado Áthila Bezerra da Silva, que representou a defesa dos dois homens, sustentou, em nota, que eles "são funcionários da transportadora e trabalham por longo período realizando a rota Rio de Janeiro e Ceará".

O Senhor Rogélio é motorista experiente, com 40 anos de experiência dirigindo caminhão e nunca respondeu por nenhum processo judicial. Igualmente o jovem Kelvin, seu ajudante, ambos não possuem antecedentes criminais."

Áthila Bezerra da Silva

Advogado de defesa

Segundo o advogado, Rogélio e Kelvin "contribuíram com abordagem policial, não resistiram à prisão, entregaram toda documentação necessária comprovando que não tinham conhecimento dos entorpecentes, pois chega embalado na sede da transportadora e depois é colocado no caminhão".

Áthila Bezerra acrescentou que "os conduzidos são pessoas de boa índole, nunca tiveram registros policiais, não estavam na posse de nada ilícito (ou seja, documento falso, entorpecente com pouca quantidade, CNH vencida), além de terem residência fixa, transportadora devidamente registrada, trabalho definido e os outros documentos comprobatórios".

"O Delegado de Polícia plantonista entendeu por instaurar o Inquérito Policial por portaria, liberando os conduzidos. Ambos prestaram depoimentos e ficou constatado, naquele momento, não haviam participado de forma dolosa a conduta ilícita", completou o advogado.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/seguranca/caminhao-que-veio-do-rj-para-o-ceara-com-145-kg-de-drogas-e-quatro-armas-e-interceptado-pela-policia-1.3674157