Corpo de Preta Gil é velado no Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha; entenda a data

Preta se foi no Dia do Amigo, e terá sua cerimônia de despedida no dia da Mulher Negra.

Corpo de Preta Gil é velado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (25) — Foto: Reprodução/Instagram 

Por Lucas Costa, gshow — Rio de Janeiro - 25/07/2025 

Celebrado nesta sexta-feira (25), dia é carregado de simbolismos; amigos observaram coincidência com velório do corpo da cantora que faleceu no último domingo (20)

Mas o que é o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, e por que é simbólico o velório de Preta Gil acontecer na mesma data?

Preta Gil agora é semente, e o simbolismo do que a artista plantou em vida reflete até no dia do velório de seu corpo, nesta sexta-feira (25). Isso porque na mesma data também é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.

A coincidência sobre o velório da cantora, que morreu no último domingo (20), foi observada por uma amiga, a DJ Tamy.

"Preta se foi no Dia do Amigo, e terá sua cerimônia de despedida no dia da Mulher Negra. Isso tudo é muito significativo", comentou ela em uma publicação.

O gshow convidou a pesquisadora e ativista de movimentos sociais Flávia Ribeiro para explicar a celebração. Jornalista, ela também é autora do livro "Comunicação, Interseccionalidade e Decolonialidade: escrevivências da Marcha Virtual das Mulheres Negras Amazônidas", e fala do simbolismo entre a data e o velório do corpo de Preta Gil.

"A Preta Gil era uma mulher negra muito representativa. Conheço várias mulheres ne-gras e gordas, que a partir da Preta, conseguiram entender que podiam existir em seus próprios corpos, explorar sua sexualidade e serem livres. A imagem dela na mídia era incrivelmente poderosa", observa Flávia.

"Ela usava dos privilégios e dos acessos que tinha para levantar debates, defender bandeiras e lutar pelo o que acreditava. O 25J (referência à data comemorativa) é o momento para celebrar-mos as vidas e continuarmos as lutas das nossas ancestrais. Preta Gil ancestralizou!", completa a ativista.

Qual o significado do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha?

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi criado pela ONU em 1992, como resposta à pressão das participantes do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, em San Domingo, na República Dominicana. De acordo com Flávia, o dia foi instituído para que a organização assumisse o compromisso de lutar contra as opressões de raça e gênero.

Corpo de Preta Gil é velado no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (25) — Foto: Reprodu-ção/Instagram

Mas o que é o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, e por que é simbólico o velório de Preta Gil acontecer na mesma data?

Velório de Preta Gil será na sexta, 25 de julho, com cerimônia aberta ao público — Foto: Reprodução/Instagram

Preta Gil — Foto: Reprodução/Instagram

"O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha surgiu como o momento de dar visibilidade às pautas e lutas, além de celebrar a vida e contribuição das mulheres negras na sociedade. Até hoje, mulheres negras de todo o Brasil organizam atividades e marchas para marcar a data", aponta a ativista.

A data é celebrada de diversas formas ao redor do mundo, normalmente no sentido de luta. Em Belém do Pará, por exemplo, Flávia trabalha atualmente na organização da 10ª edição da Marcha das Mulheres Negras, com o tema “Vozes Negras Amazônidas por Reparação e Bem-Viver”.

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra

No Brasil, o 25 de julho ganhou tom de homenagem a partir de 2014. Naquele ano, foi instituído o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à liderança quilombola que viveu no século XVIII.

"Em 2014, a então presidente da República, Dilma Roussef, instituiu o 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A instituição também é fruto da luta de mulheres negras do Brasil, que se organizaram para que o país dedicasse uma data para o seu maior grupo demográfico", justifica a jornalista.

"Tereza de Benguela foi uma aguerrida e importante liderança no quilombo do Quariterê, no Mato Grosso. Ela foi assassinada em uma emboscada. Mas a homenagem honra a resistência, organização e a memória das mulheres negras. É também uma forma de lutar contra o apagamento, na historiografia oficial do Brasil, da contribuição das mulheres negras", explica Flávia.

https://gshow.globo.com/comportamento/noticia/corpo-de-preta-gil-e-velado-no-dia-internacional-da-mulher-negra-latino-americana-e-caribenha-entenda-a-data.ghtml