Gol de Luciano em São Paulo x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)
Donos da casa são superiores na maior parte do jogo em que o camisa 10 tricolor assumiu papel de protagonista
Em noite de gala de Luciano no Estádio do Morumbis, São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 0 pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado. O Tricolor fez dois gols no primeiro tempo, ambos do camisa 10, e deixou a situação corintiana para uma reviravolta muito difícil. A equipe de Dorival Júnior teve atuação ruim, praticamente sem reação. Memphis, discreto, foi substituído no intervalo.
• Resumo do Primeiro Tempo
O jogo começou disputado, o São Paulo conseguia vantagem ao inverter rapidamente o lado das jogadas, com superioridade pelos lados do campo. E essa foi a tônica o jogo, o São Paulo criando pelos lados do campo e tendo sucesso. Oscar saiu aos 15 minutos com dores nas costas, após uma disputa aérea com Martínez. O São Paulo também teve sucesso em momentos que pressionou a saída de bola do Corinthians. Aos 25 minutos o Timão teve sua melhor chance, quando Memphis deixou Romero na cara do gol e ele chutou em cima do goleiro Rafael. Menos de dez minutos depois, o São Paulo emplacou os dois gols de Luciano, o primeiro a partir de uma bola enfiada por André Silva e o outro após um cruzamento rasteiro de Wendell, que recebeu nas costas, do hoje lateral, Félix Tores.
• Resumo do Segundo Tempo
O Corinthians voltou para a segunda etapa com três mudanças logo de cara, sendo uma delas a substituição de Memphis Depay por Gui Negão. Entretanto as alterações não surtiram efeito e o São Paulo começou a todo vapor, pecando no último passe ou na finalização, mas com menos de 10 minutos já baixou o ritmo. O jogo ficou em ritmo lento até cerca de 35 minutos, mesmo diante das substituições realizadas visando trazer um gás novo para a partida. O Corinthians pouco conseguiu criar e Rafael terminou a partida com apenas duas defesas, sendo uma delas primordial nos minutos finais após uma cabeçada de Raniele de dentro da pequena área já nos acréscimos.
• Alívio
O São Paulo voltou a vencer pelo Brasileirão após cinco partidas e com os três pontos somados, subiu na tabela e se afastou, por ora, da incômoda zona de rebaixamento. Agora o Tricolor soma 16 pontos e ocupa a 13º colocação do campeonato.
• Decepção
A atuação do Corinthians foi muito abaixo do esperado, a equipe deu muita liberdade para o rival pelos lados do campo, não teve sucesso na fase defensiva em bloquear criações do São Paulo e pouco fez na fase ofensiva, levando pouquíssimo perigo ao gol adversário. Apesar de ocupar uma posição mais confortável que o São Paulo na tabela do Brasileirão - 10º colocação com 19 pontos - preocupa pela falta de competitividade da equipe.
• Tabu
O Corinthians não vence o São Paulo há sete jogos. A última vitória corintiana neste clássico acon-teceu pela semifinal da Copa do Brasil 2023. Na ocasião, o Timão venceu por 2x1 na Neo Química Arena. Apesar desta vitória, o Corinthians foi eliminado da Copa do Brasil ao perder por 2x0 para o São Paulo no Morumbis no jogo de volta.
• Público e renda
Público: 47.964 torcedores
Renda: R$ 2.667.868,00
• Próximos jogos
O São Paulo entra em campo novamente na próxima quinta-feira, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, às 19h. No quarta-feira, às 19h30, o Corinthians encara o Cruzeiro na Neo Química Arena.
https://ge.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/19-07-2025/sao-paulo-corinthians.ghtml