GP da Áustria: Norris é pole, e o brasileiro Bortoleto estreia no top 10; veja grid

O brasileiro da Sauber larga entre os dez primeiros

GP da Áustria: Norris é pole, e Bortoleto estreia no top 10; veja grid

Oitavo no grid, brasileiro da Sauber avançou ao Q3 pela primeira vez na carreira, após 11 classificações em seu primeiro ano na F1. Leclerc e Piastri completam top 3

Por Redação ge — Spielberg, Áustria - 28/06/2025 

Jornalista Rodrigo França faz prévia do GP da Áustria da F1 2025

Sem grandes ameaças, Lando Norris conquistou neste sábado a pole position do GP da Áustria, desbancando Charles Leclerc com volta de 1m03s971 e uma larga vantagem de meio segundo. Ele, porém, divide holofotes com o oitavo colocado Gabriel Bortoleto: de forma inédita, o brasileiro da Sauber larga entre os dez primeiros, resultado que confirma seu bom ritmo nos treinos - tendo ele aparecido no top 10 em todas as sessões. 

A largada do GP da Áustria da F1 2025 será às 10h deste domingo, 28 (horário de Brasí-lia). 

No Q1, Gabriel saltou de 16º para quinto lugar, a 0s6 do líder Norris; ele fechou o segmento na oitava colocação, avançando ao Q2. Lá, embora tenha feito um modesto 14º tempo na primeira tentativa, fez a terceira melhor volta provisória nos últimos minutos e perdeu só duas posições até a bandeirada.

Lando Norris celebra pole position no GP da Áustria da F1 em 2025 — Foto: Mark Sutton - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Lando Norris, Oscar Piastri e Charles Leclerc: com o monegasco da Ferrari em 2º, trio completa top 3 inicial no GP da Áustria da F1 em 2025 — Foto: Clive Rose - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Gabriel Bortoleto na classificação para o GP da Áustria de F1 — Foto: Sam Bagnall/Sutton Images

Esse é o melhor resultado da carreira do jovem na F1, justamente na pista em que, há nove anos, Felipe Massa conquistou a última pole position do Brasil.

Norris chegou a 12 poles na carreira, sendo esta a terceira de 2025. Ao longo da sessão, liderou a tabela de tempos nos três segmentos, desbancando nos dois primeiros o colega de equipe Oscar Piastri, terceiro no grid deste domingo, e por fim, Leclerc.

O monegasco, por sua vez, classificou-se à frente do colega Lewis Hamilton pela oitava vez em 11 classificações disputadas. No entanto, o heptacampeão não ficou muito atrás do companheiro, garantindo um quarto lugar no grid de largada que vale como seu melhor resultado com a escuderia até aqui.

Resultado

1. LANDO NORRIS (McLaren) - 1m03s971

2. CHARLES LECLERC (Ferrari) +0s521

3. OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s583

4. LEWIS HAMILTON (Ferrari) +0s611

5. GEORGE RUSSELL (Mercedes) +0s792

6. LIAM LAWSON (RB) +0s955

7. MAX VERSTAPPEN (RBR) +0s958

8. GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +1s161

9. KIMI ANTONELLI (Mercedes) +1s305

10. PIERRE GASLY (Alpine) +1s678

11. FERNANDO ALONSO (Aston Martin) - Q2

12. ALEXANDER ALBON (Williams) - Q2

13. ISACK HADJAR (RB) - Q2

14. FRANCO COLAPINTO (Alpine) - Q2

15. OLIVER BEARMAN (Haas) - Q2

16. LANCE STROLL (Aston Martin) - Q1

17. ESTEBAN OCON (Haas) - Q1

18. YUKI TSUNODA (RBR) - Q1

19. CARLOS SAINZ (Williams) - Q1

20. NICO HULKENBERG (Sauber) - Q1

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados

Com poucos pilotos registrando voltas rápidas, Norris assumiu a ponta na tabela de tempos com 0s4 sobre Verstappen e Hamilton. Piastri conseguiu uma aproximação maior do colega, porém, permaneceu em segundo lugar - ambos mantendo as posições.

Bortoleto anotou uma volta que valeu apenas 16º na primeira tentativa, mas assegurou sua ida ao Q2 a cinco minutos do fim, registrando o quinto tempo e perdendo três posições posteriormente.

Perto da bandeirada, a RB conseguiu colocar seus dois pilotos, Lawson (3º) e Hadjar (5º), no top 5. Na conclusão, Russell foi mal no segundo setor de sua volta e ariscou uma eliminação, mas avançou em 11º. Além dele, o único a se salvar da zona de eliminação provisória foi Franco Cola-pinto, que garantiu um 15º.

ELIMINADOS

16º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)

17º ESTEBAN OCON (HAAS)

18º YUKI TSUNODA (RB)

19º CARLOS SAINZ (WILLIAMS)

20º NICO HULKENBERG (SAUBER)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados

Com os rivais adiando suas primeiras voltas, Leclerc anotou o tempo de referência de 1m05s446. Não demorou, porém, para Verstappen assumir a dianteira com volta 0s3 melhor e, em seguida, Norris fazer o melhor tempo - ao passo em que o tetracampeão da RBR se queixava da falta de aderência no carro.

O segmento foi interrompido a cinco minutos do fim, por um princípio de incêndio no gramado na pista. Na retomada, Leclerc subiu para a terceira colocação, o monegasco, porém, entrou na mira dos comissários por atrapalhar Piastri.

Minutos antes, Bortoleto, que havia feito apenas o 14º tempo no início da etapa, anotou um surpreende terceiro melhor tempo. O brasileiro caiu duas posições no desfecho do Q2, mas confirmou sua primeira visita ao Q3.

ELIMINADOS

11º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)

12º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)

13º ISACK HADJAR (RB)

14º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)

15º OLIVER BEARMAN (HAAS)

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole

Norris fez o tempo pela pole provisória com 0s2 sobre Leclerc e Piastri. Bortoleto anotou o oitavo tempo em sua primeira tentativa, com 1s de desvantagem em relação ao inglês da McLaren e superando Pierre Gasly; Liam Lawson, décimo, não anotou uma volta de início.

Piastri não conseguiu um bom desfecho para sua última volta, bem como Leclerc. Com isso, a pole de Norris foi assegurada. Bortoleto também não conseguiu melhorar, confirmando seu oitavo lugar no grid inicial.

https://ge.globo.com/motor/formula-1/noticia/2025/06/28/gp-da-austria-norris-e-pole-e-bortoleto-estreia-no-top-10-veja-grid.ghtml