Por Tainá Rodrigues 16/06/2025
Autoridades de conservação da Flórida precisaram apelar para a criatividade para retirar mamífero do interior de residência nos EUA — Foto: Reprodução/YouTube/KPRC 2 Click2Houston
Em Punta Gorda, cidade no sudeste da Flórida (EUA), moradores se surpreenderam ao avistar um urso-negro (Ursus americanus) no quintal de uma casa na semana passada. Devido a visita inesperada, eles ligaram para a polícia local, que se deslocou até a residência invadida e alertou o proprietário.
O morador do imóvel, Lynn Martin, recebeu a notícia pelos policiais e verificou as câmeras de segurança. O urso teria mergulhado na hidromassagem do quintal e, depois, foi para a área externa, onde se deitou no sofá. "Ele simplesmente tirou as almofadas do sofá e estava se preparando para tirar uma soneca", disse Martin para a CBS.
O vídeo abaixo mostra algumas cenas do urso invasor na banheira e dormindo no interior da casa nos EUA. Assista:
Estima-se que o animal tenha dormido por quase 6 horas. A polícia da cidade de Punta Gorda, então, entrou em contato com a Comissão de Peixes e Vida Selvagem da Flórida (FWC). A instituição foi ao local e instalou armadilhas para incentivar o urso a ir embora. De início, não deu certo: o animal acabou se deslocando para a árvore de um terreno baldio próximo.
Atraindo o urso com uma armadilha com iscas de donut (rosquinha muito popular nos EUA), ele desceu da árvore. Após ser capturado, a FWC realocou o animal para seu habitat natural com segurança.
Na Flórida, existem mais de 4.000 ursos-negros, essas espécies estavam ameaçadas no local, mas conseguiram recuperar a densidade populacional nas últimas décadas. Segundo a FWC, pes-soas das áreas rurais do norte e do centro da Flórida têm encontrado ursos com mais frequência. Por isso, a Comissão verifica um mapa interativo de ursos da região, para atender e identificar os chamados de avistamento.
O coordenador do programa de manejo de ursos da FWC, Mike Orlando, divulgou recomendações do que a população local deve fazer caso encontre um urso: "Primeiro, o mais importante: man-tenha sua posição. Apresente-se como um urso, interaja com o urso calmamente. Não corra, não se finja de morto. Se você tiver cachorros ou crianças pequenas, peguenos no colo.”
Por mais contraindicado que possa parecer, a orientação da autoridade é evitar soluções pacíficas ou fugas, e sim tentar confrontar o animal para afastá-lo. “Se um urso estiver te tocando, você precisa reagir. Então, se você estiver na Flórida e perceber algum conflito com um urso, reaja, porque as pessoas já conseguiram repelir ursos com sucesso", finaliza.
https://revistagalileu.globo.com/sociedade/curiosidade/noticia/2025/06/urso-invade-casa-nos-eua-toma-banho-em-hidro-aquecida-e-e-capturado-com-rosquinha.ghtml