“Eu Sou o Pão Vivo Descido do Céu” é o tema da Festa de Santo Antônio 2025, que começou no dia 29 de maio e vai até o dia 13 de junho, o período trezenário está sendo muito participativo pela comunidade barbalhense e visitantes.
A programação vem acontecendo com trezena, celebração de missa, quermesse e apresentações artísticas no palco da quermesse.
Nesta quinta-feira (5), a 6ª Trezena em louvor a Santo Antônio, foi noitária a Câmara Municipal de Barbalha, vereadores, funcionários e devotos lotaram a matriz em mais um dia de glória a Deus e louvores ao santo casamenteiro. Dos 15 vereadores da Câmara Municipal de Barbalha, 9 estiveram presentes na igreja: Dorivan Amaro dos Santos, Cícera Bertulino, Marcelo Júnior, Odair José de Matos, Antônio Ferreira, Joanes Sampaio, Alex Saraiva, Marcus Alencar e Ilanio Sampaio.
Participações especiais: comunidade do Sítio Taquari pelo conselho administrativo da capela de Nossa Senhora das Graças, Comissão dos Leigos: Conselho das Comunidade, Grupo de oração RCC, e nova comunidades. Também houve participação de comunidades de Missão Velha, Juazeiro do Norte e Jardim.
A Trezena de Santo Antônio foi realizada pelo Padre Ivo, o administrador da área Pastoral Bom Jesus dos Aflitos Caldas/Arajara, Padre Cícero Cladson, celebrou a missa e os Padres Ivo e Francisco concelebraram.
Para o diariodocariri.com.br ao final da celebração, o Padre Cícero Cladson, disse ser motivo de muita alegria celebrar nos festejos de Santo Antônio, aqui estou em comunhão de fé celebrando os louvores de Santo Antônio, aqui é a paróquia mãe de todas de todo o nosso território, né. Com alegria o Padre Cladson, também falou sobre a festa do Bom Jesus, a ser realizada no período 28 de julho a 10 de agosto, e agora está se realizando o período pré-festa, com Bom Jesus visitando toda a comunidade do pé de serra nessa preparação dos devotos para a festa do nosso padroeiro Bom Jesus. A todos o meu abraço. Concluiu Padre Cícero Cladson.
Para o diariodocariri.com.br - O presidente da Câmara Municipal de Barbalha, vereador, Dorivan Amaro dos Santos, falou que a Câmara tem tradição de ser notária dos festejos alusivos a Santo Antônio, nosso padroeiro, é uma festa grande, pra mim é uma das maiores do Brasil. É uma festa de tradição e é muito importante a gente contribuir com essa tradição, aqui a gente renova a nossa fé no nosso padroeiro Santo Antônio. Dorivan, rebateu quem fala, que, o pau da bandeira é uma festa de bebida, pelo contrário, é muita fé, é muita coragem com o pau da bandeira nos ombros mantendo a nossa tradição, eu mesmo já fui carregador do pau da bandeira, conheço toda essa manifestação dos carregadores do pau da bandeira.
De Juazeiro do Norte, o devoto, Francisquinho das igrejas estava na celebração de Santo Antônio, e disse ser um prazer muito grande está aqui e alegria maior de participar da festa do santo, que, Deus deu o direito a ele de uma bilocação, que bênção Santo Antônio nos traz, e essa noite do Poder Público que tem esse compromisso cristão. Estou muito feliz. Grande abraço a todos.
Na sequência da programação, nessa sexta-feira (6), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha é noitário. O celebrante será o Padre Eymard Feitosa.
Silva Neto – Fotos SilvaNetodiariodocariri.com.br