PF intima Bolsonaro para depor também no inquérito contra Zambelli

A deputada saiu do país após ser condenada a 10 anos de prisão por invadir o sistema do CNJ

Jair Bolsonaro durante audiência com Carla Zambelli, em 2019, enquanto era presidente da república. — Foto: Marcos Corrêa/PR

Deputada federal saiu do Brasil após ser condenada à prisão; interrogatório ocorre no mesmo dia em que ex-presidente falará sobre a acusação contra Eduardo Bolsonaro por obstrução de Justiça.

Por Andréia Sadi, Juliana Braga - 05/06/2025

PF intima Bolsonaro para depor também no inquérito contra Zambelli

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pela Polícia Federal (PF) para depor nesta quinta-feira (5) também no inquérito ao qual responde a deputada federal Carla Zambelli (PL). Bolsonaro já iria depor à PF nesta quinta no processo por obstrução de Justiça do qual seu filho Eduardo é alvo.

Segundo interlocutores no Supremo Tribunal Federal (STF), Bolsonaro será interrogado dentro do novo inquérito que foi aberto contra Zambelli por suposta coação no curso do processo e obstrução de investigação que envolva organização criminosa. Ele foi aberto nesta quarta-feira (4) após ela afirmar em entrevista que quer, na Europa, atuar contra o Supremo.

Assim como Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado, Zambelli se encontra fora do Brasil e tem se manifestado nas redes sociais contra o STF. A deputada saiu do país após ser condenada a 10 anos de prisão por invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e incluir uma ordem de prisão falsa contra o ministro Alexandre de Moraes.

A PGR (Procuradoria Geral da República) pediu a prisão preventiva da parlamentar e a inclusão de seu nome na difusão vermelha da Interpol, o que foi aceito pelo ministro Alexandre de Moraes e a inclusão na Interpol ocorreu na manhã desta quinta.

Já Eduardo foi para os Estados Unidos para, segundo ele mesmo, "focar em buscar as justas punições" contra o ministro Alexandre de Moraes e a PF. Ele é suspeito de tentar influenciar aliados do ex-presidente Donald Trump, a impor sanções contra ministros do STF.

Após Zambelli anunciar sua saída do Brasil, bolsonaristas avaliaram que a parlamentar pode desempenhar o mesmo papel de Eduardo em defender internacionalmente Bolsonaro, mas na Europa. A deputada diz ter cidadania italiana.

https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2025/06/05/pf-intima-bolsonaro-para-depor-tambem-no-inquerito-contra-zambelli.ghtml