Hoje é o dia do pau da bandeira de Santo Antônio em Barbalha

Jatobazeiro de 23 metros de cumprimento já tem carregadores

Todos os caminhos levam você a Barbalha, cidade com doce de cultura popular, terra do folclore, povo de tradições centenárias, terra do amor com as bênçãos do santo casamenteiro, e homens que carregam nos ombros o pau da bandeira, desde a meia noite que já tem carregadores na cama do pau. 

Neste domingo será realizado o tradicional carregamento e hasteamento do pau da bandeira de Santo Antônio, um jatobazeiro com 23 metros de comprimento, será um desafio para os carregadores no percurso de 6 quilômetros da cama do pau a igreja matriz. 

Hoje é um dia muito especial para a cultura popular com mais de 100 grupos folclóricos e para folclóricos, que, depois da missa solene às 09hs, será realizado do cortejo dos grupos de tradições saindo da igreja matriz para o largo do rosário. 

E a tarde vem o cortejo do pau da bandeira, quando se precisa de concentração, força, devoção e fé para carregar um grande jatobazeiro cruzando bairros, ruas e avenidas até chegar ao local do hasteamento na Rua da Matriz, quando vem o momento apoteótico para colocar a bandeira de Santo Antônio ao ponto mais elevado da cidade para a bandeira de Santo Antônio ficar tremulando e sinalizando que Barbalha está festejando o padroeiro Santo Antônio. 

A bandeira de Santo Antônio vem da devota educadora, Sandra Sobral, há 26 anos pagando promessa com a pintura da bandeira. Este ano a pintura da imagem de Santo Antônio tem um mistério no olhar do Menino Jesus, em todas as direções que a pessoa está olhando a bandeira o Menino Jesus também está olhando na direção da pessoa, centenas de pessoas já confirmaram esse olhar do Menino Jesus. 

A festa de Santo Antônio de Barbalha abre os festejos juninos do Nordeste, são 13 dias de festejos, quermesses todas as noites, rifa com 13 prêmios, com um carro 0KM no primeiro prêmio, leilão de prendas ofertadas, cavalgada no domingo 8 de junho, às 08hs, concentração no largo da estátua de Santo Antônio no Alto da Alegria, ainda no domingo, às 15hs, na igreja matriz casamento coletivo das noivas de Santo Antônio, e no dia 13 de junho, os festejos ficam encerrados com missa solene às 09hs da manhã e às 16hs com grande participação popular acontece a procissão de Santo Antônio. 

Silva Neto – Fotos Redes Sociais via google        

Levando até você as emoções da Festa de Santo Antônio 2025