Carregadores do Pau da Bandeira recebem a bênção na Igreja Matriz de Santo Antônio

Momento rico das graças de Deus para todos

Depois da alvorada festiva, do café e do caldo no mercado central, os carregadores do pau da bandeira rezaram com os padres Ivo e Virgulino, momento de agradecimento à Deus e pedido de proteção para a caminhada espinhosa pela responsabilidade no corte do pau da bandeira, quando juntam-se o religioso e o profano, a fé e a tradição, todos se abraçam em confraternização geral entre carregadores, padres, autoridades municipais, religiosos e o povo, todos vestem a mesma camisa e falam a mesma língua popular em louvor ao padroeiro de Barbalha Santo Antônio. 

Fizeram uso da palavra o “Capitão do Pau da Bandeira” Rildo Teles e o prefeito municipal Guilherme Saraiva, tudo no sentido de incentivo, de apoio, de responsabilidade, de preservação do meio ambiente e acima de tudo de fé na caminhada da festa de Santo Antônio com novenário, celebrações e procissão.  

Muita emoção no corte do pau da bandeira de Santo Antônio em Barbalha - Fotos de Clodoaldo Amaro, Beatriz e Silva Neto 

Depois da oração dos padres Ivo e Virgulino no mercado central, vem o tradicional cortejo dos carregadores pelas ruas do centro da cidade de Barbalha até a igreja matriz, lugar sagrado e cheio das bênçãos de Deus e de Santo Antônio, momentos de recomendações e reflexões pelo pároco padre Ivo e o padre Virgulino. 

Em seguida o cortejo pegou as ruas da cidade seguindo direto até a mata do Sítio Flores para o corte do pau da bandeira, jatobazeiro com cerca de 23 metros de comprimento, que deu muito trabalho para ser tirado de dentro da mata.

No Sítio Roncador, o grande mastro já repousa ao sol para secar um pouco de diminuir o peso para o carregamento e hasteamento na abertura da festa de Santo Antônio. 

Desde já qual o lugar, perto ou longe, na região ou em qualquer ponto do Brasil, venha para a festa de Santo Antônio de Barbalha, a paróquia fica feliz e muito agradecida com sua presença louvando o padroeiro Santo Antônio.

A Comissão Organizadora do corte do pau bandeira de Santo Antônio trabalhou com segurança em vários sentidos, uma ambulância com equipe de saúde a disposição dos carregadores e do público que esteve presente, e para proteção do meio ambiente uma guarnição da Polícia do Meio Ambiente.  

Silva Neto – Fotos Clodoaldo Amaro, Beatriz e Silva Neto