Polícia calcula 200 mil pessoas reunidas para dar o último adeus ao Papa Francisco

Praça São Pedro e as ruas próximas foram lotadas de fiéis para acompanhar a cerimônia

Fiéis acompanham a cerimônia fúnebre do Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 26 de abril de 2025 — Foto: Tiziana FABI / AFP 

Por O Globo com AFP — Vaticano - 26/04/2025 

Centenas de milhares de fiéis e líderes mundiais lotaram a Praça de São Pedro neste sábado para o funeral do Papa Francisco, o primeiro líder latino-americano da Igreja Católica. Alguns fiéis passaram a noite na praça para garantir um lugar na cerimônia, com o Vaticano relatando cerca de 200 mil pessoas na praça e nas ruas ao redor durante o evento. 

A multidão, composta em grande parte por jovens, aplaudiu enquanto o caixão do Papa era leva-do para fora da Basílica de São Pedro por carregadores de luvas brancas, acompanhado por mais de 200 cardeais vestidos de vermelho. A cerimônia, que teve início pouco após às 5h no horário de Brasília, terá duração de uma hora e meia e contará com a participação de 224 cardeais e 750 bispos e padres.

O caixão de madeira e zinco, que foi lacrado na noite de sexta-feira, foi levado para a praça em frente ao altar. O funeral teve início com uma antífona — um breve canto litúrgico — e um salmo. Assim como a maior parte da cerimônia deste sábado, os textos estão em latim. “Requiem aeter-nam dona ei, Domine, et lux perpetua luceat ei”, cantaram o coro e os fiéis. (Concedei-lhe o des-canso eterno, ó Senhor, e que a luz perpétua o ilumine.)

O Coro da Capela Sistina, grupo formado por 20 homens e cerca de 30 meninos que compõem o coro pessoal do Papa, entoou o Salmo 64: “A vós se deve o louvor, ó Deus, em Sião; em Jerusalém vos serão cumpridos os votos”. 

Líderes mundiais e esquema de segurança

Dezenas de chefes de Estado e de governo confirmaram presença no funeral do Papa Francisco, que acontece neste sábado. O Vaticano anunciou, na quinta-feira, a presença de 50 chefes de Estado eleitos, como o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o americano Donald Trump, e 10 monarcas. Outras 130 delegações estrangeiras estão confirmadas.

Cerimônia de despedida do Papa Francisco reúne mais de 50 líderes políticos

Veja imagens de algumas das autoridades que compareceram

As autoridades italianas e do Vaticano montaram uma grande operação de segurança para a ce-rimônia, com caças em prontidão e atiradores posicionados nos telhados ao redor da pequena cidade-estado. Mas após o toque das campanas de São Pedro, a multidão se manteve em grande parte silenciosa, assistindo aos procedimentos nos telões espalhados pela praça. 

De acordo com o Vaticano, o religioso morreu no último dia 21 por conta de insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC). O boletim médico informou ainda que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2.

O funeral marcou o início de nove dias de luto oficial no Vaticano pela morte de Francisco, que assumiu o papado após a renúncia do Papa Bento XVI em 2013. Após o período de luto, os cardeais se reunirão para o conclave e elegerão um novo Papa para liderar os 1,4 bilhões de católicos do mundo. 

A equatoriana Maria Neli Ante chegou na Praça de São Pedro às 5:30 no horário local (00h30 em Brasília) para acompanhar a missa do funeral do Papa Francisco. Minutos antes de começar a missa, ela rezava em meio a multidão deprimida contra a grade que separa os que conseguiram entrar na Praça de São Pedro e os que ficaram do lado de fora – mas ainda muito perto.

– Vim porque queria estar perto do Papa, ter uma visibilidade para acompanhá-lo de perto em seu último dia de despedidas – conta Maria Neli, que mora em Roma. – É muito emocionante, porque é uma experiência única que vivo pela primeira vez e também é muito emocionante ver tanta gente chegar, o amor imenso que têm pelo Papa, tantas pessoas, e me impressiona também porque são muitos jovens. (Com AFP e Paola De Orte, especial para O Globo)

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/04/26/policia-calcula-140-mil-pessoas-reunidas-para-dar-o-ultimo-adeus-ao-papa-francisco.ghtml