Sarcopenia: a perda muscular silenciosa que ameaça até os mais jovens

A sarcopenia é a diminuição progressiva de massa muscular.

O doutor Drauzio Varella explicou os riscos e como se prevenir no Fantástico deste domingo (30).

Por Fantástico

Doutor Drauzio Varella faz um alerta sobre sarcopenia

A perda de massa muscular é um processo natural com o tempo. Mas muitos jovens também sofrem com músculos enfraquecidos. Remédios para emagrecer e dietas milagrosas são algumas das causas. O resultado é uma doença chamada sarcopenia. O doutor Drauzio Varella explicou os riscos e como se prevenir no Fantástico deste domingo (30). 

'Percebi que não tinha mais a força que tive um dia'

A cirurgiã-dentista Priscila Moreira, de 48 anos, teve uma vida bastante ativa. Mas percebeu que seu desempenho nas aulas de muay thai já não era mais o mesmo.

O diagnóstico veio quando Priscila procurou um especialista.

“Quando o médico falou sarcopenia para mim, eu me assustei. Achei que nunca ouviria essa palavra", relata.

A sarcopenia é a diminuição progressiva de massa muscular. “O nome 'sarco' quer dizer músculo e 'penia', diminuição.

"Os indivíduos com sarcopenia têm mais risco de queda, limitação funcional e alterações que predispõem a uma série de doenças sistêmicas", explica Clayton Macedo, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Sarcopenia não é coisa de idoso

Por muito tempo, a sarcopenia foi considerada uma condição quase exclusiva de idosos. Mas a ciência revela que este não é mais um problema só da idade avançada. Os hábitos de vida da população jovem contribuem para o enfraquecimento muscular. A obsessão por um corpo mais magro aumenta a incidência dessa perda muscular, preocupante para quem ainda está longe da velhice.

“Sempre segui dietas, remédios. Para estar dentro do padrão, às vezes cometemos algumas ir-responsabilidades”, diz Priscila.

Entre os medicamentos, estão aqueles que ajudam a diminuir o apetite e a aumentar a sensação de saciedade. Resultado: perda de aproximadamente 20% do peso do corpo. Mas esse emagre-cimento rápido pode ter consequências.

“Quando o indivíduo perde peso, ele perde gordura e músculo. A perda de gordura é maior, mas também se perde massa muscular. Essas canetinhas aumentam os hormônios do apetite, bloqueiam os hormônios da saciedade e baixam a taxa metabólica. Com isso, o indivíduo acaba reganhando peso. Quando ele reganha peso, é basicamente gordura', ressalta Clayton Macedo.

Como saber se sua força muscular está comprometida?

Há testes simples que podem indicar se a sua musculatura está enfraquecida. Um deles é o teste de sentar e levantar.

“É um teste caseiro, fácil de fazer, é validado e ele consiste em medir quantos segundos se demora para sentar e levantar cinco vezes. Deve ser feito, no máximo, em 12 segundos, ou talvez estendido na mulher 14 segundos” , destaca Clayton Macedo, SBEM.

Outra ferramenta é o hand grip, ou dinamômetro. Ele consiste em fazer uma pressão com a mão e medir a força que o indivíduo aplica nesse dispositivo.

"Para mulheres, o ideal é que o resultado seja acima de 16."

Além disso, exames como a bioimpedância analisam a composição do corpo, medindo a proporção de músculo e gordura.

Prevenção começa cedo

A boa notícia é que a sarcopenia pode ser evitada. Exercícios físicos regulares e alimentação equi-librada são as principais armas contra a perda muscular.

"Eu comparo o músculo a uma poupança. Se gastarmos sem controle, vai faltar lá na frente. Não podemos perder massa muscular sem critério, sem acompanhamento e sem exercício físico", pontua Clayton Macedo, SBEM.

Priscila entendeu isso e mudou sua rotina.

“E isso é uma das coisas que eu procurei um médico também, porque eu quero envelhecer com qualidade de vida. E para envelhecer com qualidade de vida, a gente tem que pensar no músculo, com certeza.” 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/03/30/sarcopenia-a-perda-muscular-silenciosa-que-ameaca-ate-os-mais-jovens.ghtml