Sob a presidência do vereador, Dorivan Amaro dos Santos e 100% de presença dos vereadores em plenário, a Câmara Municipal de Barbalha, nessa quinta-feira (3), realizou reunião ordinária muito produtiva e longa com três horas de duração, no material de expediente foram apreciados 4 Projetos de Lei, 15 Requerimentos e a Tribuna Popular foi usada pela senhora Maria de Jesus, a tratar da questão do autismo, algumas mães com crianças autistas acompanharam a participação da dona Maria, fazendo reivindicações para a municipalidade melhorar o atendimento as crianças.
Vereadores das alas de situação e de oposição apartearam o assunto, cada um fazendo seus argumentos, reconhecendo a necessidade de mais atendimento no campo profissional, porém, também ficou muito claro que a municipalidade tem lutado para contratar profissionais com especialidade para atender portadores de autismo, mas, são poucos profissionais para muitas demandas.
Na ordem do dia, foram dois projetos de lei oriundos do poder executivo e dois projetos de lei da mesa diretora da CM, pelos vereadores foram pautados 15 requerimentos dos vereadores: Dorivan Amaro dos Santos, Rildo Teles, Marcelo Jr, Cap Marcus Alencar, Odair de Matos, Epitácio Cruz, Ilanio Sampaio, Gely de Freitas e Joanes Sampaio. Todos os projetos e requerimentos foram debatidos e aprovados.
Projeto de Lei, 16/2025, de autoria do Prefeito Municipal de Barbalha, Dr. Guilherme Saraiva, que dispõe sobre o Programa Bolsa Jovem no território barbalhense, que ganhou novos alinhamentos com várias mudanças importantes beneficiando jovens barbalhenses, principalmente, tornando o projeto por tempo ilimitado.
Projeto de Lei 17/2025, autor o Poder Executivo Municipal, versando sobre incentivo financeiro de custeio adicional mensal referente as equipes de saúde integradas a programas de residência uniprofissional ou multiprofissional na atenção profissional.
Projeto de Lei, 18/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Barbalha, trata de firmar parceria com a União dos Vereadores das Câmaras do Ceará, que, assegura contribuição mensal a referida entidade.
Projeto de Lei, 19/2025, proposição da Mesa Diretora do Poder Legislativo para o biênio 2025-2026, altera leis municipais adequando os trabalhos do legislativo as leis vigentes para o bom funcionamento nos anos 2025/2026.
Todos os projetos pautados foram debatidos e aprovados por unanimidade.
Silva Neto – Fotos Clodoaldo Amaro e Silva Neto