Professores da escola anunciaram na segunda (11) que fariam greve.
G1 CE, com informações da TV Verdes Mares Cariri
Estudantes da Escola Técnica Federal do Crato, no interior do Ceará, estão preocupados com a possibilidade de greve dos professores da unidade e realizaram nesta terça-feira (12) um protesto contra uma possível paralisação das aulas. Os professores afirmaram na segunda-feira (11) que poderiam aderir a greve de professores da rede federal de ensino.
Com o protesto, os alunos fecharam a CE-292, que liga a região sul do Ceará aos estados do Pernambuco e Piauí. O tráfico de veículo ficou prejudicado por cerca de três horas e foi normalizada por volta de meio-dia. Os 950 alunos da escola puseram troncos e colchonetes para interditar a via.
Não houve aula na escola nesta terça-feira na Escola Técnica Federal do Crato. "A gente ia se formar no mês de julho, mas por causa da greve [de 2011] a gente vai se formar só em setembro. Com outra greve pode ser que a gente só se forme no ano que vem. Um curso que era para ser terminado um ano e meio vamos levar mais de dois. O prejuízo é muito grande", diz a estudante Ranielly de Brito.
Além de pedirem a não realização da greve, os estudantes pedem melhorias nos laboratórios e na cantina da escola.
Alguns professores dizem já ter aderido à greve e não deram aula nesta terça-feira. "A gente já está terminado a primeira greve que enfrentamos no ano passado. E agora, depois de todos os servidores federais discutirem, vamos reivindicar nossos direitos com a greve", diz o professor Clodoaldo Alves Lopes.
A greve de unidades educativas federais atingem vários estados do Brasil. Professores da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, anunciaram nesta terça-feira que vão paralisar as atividades.