Corinthians vence Cruzeiro, afasta risco de queda e sonha com Libertadores

A vitória leva o Corinthians aos 44 pontos, a três do próprio Cruzeiro, atual sétimo colocado, com 47

Memphis comemora gol do Corinthians contra o Cruzeiro (Foto: Marco Miatelo/AGIF)

Kaiki comemora gol do Cruzeiro contra o Corinthians (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Timão tem ótimo início, vê reservas da Raposa reagirem, mas garante quinta vitória seguida e mira vaga no torneio

•  Engata a quinta!

O Corinthians venceu o Cruzeiro por 2 a 1 na manhã desta quarta-feira, na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, afastou ainda mais o risco de rebaixamento e começa a ver de perto um objetivo difícil, mas não mais impossível: uma vaga na Conmebol Libertadores de 2025. Com um início avassalador, o Timão marcou com Memphis Depay e Yuri Alberto e garantiu a quinta vitória seguida na competição – Kaiki descontou para a Raposa, que usou time todo reserva pensando na final da Copa Sul-Americana, no próximo sábado. O time de Ramón Díaz se firma na parte de cima da tabela e entra em uma briga que era improvável. Com quatro jogos pela frente, é possível, sim, sonhar. 

•  Como fica?

A vitória leva o Corinthians aos 44 pontos, a três do próprio Cruzeiro, atual sétimo colocado, com 47, e último que garantiria uma vaga na Libertadores do ano que vem – esse G-7 ainda pode virar G-9 a depender das finais de Sul-Americana e Libertadores. O Timão pode terminar a rodada a sete pontos de distância da zona de rebaixamento.

•  Primeiro tempo

Foi um primeiro tempo de duas partes bem distintas. Os primeiros 15 minutos foram de um Corin-thians avassalador, pressionando a saída de bola do time reserva do Cruzeiro e mostrando sua superioridade técnica ao abrir o placar com Memphis, em um golaço de fora da área, e ampliar com Yuri Alberto, em jogada vertical que contou com passe de André Ramalho e desvio em Zé Ivaldo. Tudo parecia sob controle, mas o Timão diminuiu o ritmo, sentiu os efeitos do calor da manhã de quarta-feira em Itaquera e permitiu a reação do rival. Quem agradeceu foi Kaiki, em chute de longe que desviou em André Ramalho e enganou Hugo Souza. A Raposa pressionou nos minutos finais, assustou o Corinthians e quase buscou o empate em lambança entre Gustavo Hen-rique e Hugo, mas o time da casa conseguiu manter a vantagem.

•  Segundo tempo

O segundo tempo ficou marcado pelo forte calor e a queda de ritmo das duas equipes. O Cruzeiro, mesmo atrás do marcador, ficou mais com a bola, mas pouco ameaçou a meta defendida por Hugo Souza. O Corinthians, por outro lado, chegou a levar perigo, mas desperdiçou chances de evitar um pequeno sufoco na reta final. A primeira grande chance ocorreu aos 9 minutos, quando Talles Magno parou no goleiro Anderson. Nos acréscimos, Memphis ainda acertou a trave após cruzamento de Igor Coronado, e o mesmo Talles não conseguiu aproveitar o rebote. Foi o sufici-ente para o Timão embalar a quinta vitória seguida.

•  Público e renda

Público: 45.756 pagantes.

Renda: R$ 2.552.660,00.

•  Próximos jogos

O Corinthians tem mais um confronto direto no próximo domingo, quando recebe o Vasco, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 35ª rodada do Brasileirão. Já o Cruzeiro tem a final da Copa Sul-Americana no sábado, às 17h, contra o Racing-ARG, em Assunção, Paraguai.

https://ge.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/20-11-2024/corinthians-cruzeiro.ghtml