Vítimas saíram de São Paulo com destino a Pelotas, no Rio Grande do Sul, segundo a polícia; oito membros da equipe de remo morreram após carreta tombar sobre van no Paraná, além do motorista da van
Por Filipe Vidon e Lucas Guimarães — Rio de Janeiro - 21/10/2024
Foto: Reprodução
Nove pessoas morreram após uma carreta contêiner tombar sobre uma van que transportava uma equipe de remo, segundo o Corpo de Bombeiros. Os nomes das vítimas não foram divulgados, mas eles são integrantes do projeto Remar para o Futuro, ligado à prefeitura de Pelotas. Segundo informações apuradas pelo GLOBO, os adolescentes têm entre 17 e 21 anos. Um dos atletas e o motorista da van, que sobreviveram ao acidente, foi encaminhado para Hospital Municipal São José, em Joinville (SC), com ferimentos leves.
O time havia participado neste final de semana do Campeonato Brasileiro Unificado, representando Clube Centro Português 1º de Dezembro na competição por equipe, e conquistou sete medalhas na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP).
O projeto de remo também conquistou no sábado a medalha de ouro no four skiff masculino com Samuel Benites, Henri Fontoura, João Kerchiner e João Milgarejo. Já no domingo, último dia de provas, o time ganhou a medalha de ouro no four skiff feminino. A atleta do projeto Helen Belony Centeno venceu ao lado de Evelen Cardoso, Vitória Brandão e Isabela Silveira.
O Remar para o Futuro também conquistou três medalhas de prata e duas de bronze e terminou como a sexta melhor equipe do Campeonato Brasileiro, ficando na frente de clubes tradicionais como o Pinheiros, por exemplo.
Todos os oito atletas do Remar para o Futuro no Campeonato Brasileiro conquistaram medalhas. O Coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, havia classificado o desemprenho dos atletas como “excelente” e “histórico”.
No total, 32 clubes de todo o país marcam presença no principal campeonato anual organizado pela Confederação Brasileira de Remo (CBR). A maior delegação foi do Flamengo com 80 atletas.
O acidente
O acidente aconteceu na BR-376, por volta das 21h40 de domingo (20), em Guaratuba, no litoral do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no km 665, sentido Santa Catarina. A van saiu de São Paulo e tinha como destino o município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, explicou a polícia.
Por volta das 5h20, a PRF disse ainda que aguardava a chegada de um guindaste para içar a carreta com o container e retirar os corpos.
Nove pessoas morreram após uma carreta contêiner tombar sobre a van que transportava equipe de remo
O projeto
O Remar para o Futuro tem na equipe técnica Oguener Tissot, o coordenador geral Fabrício Bosco-lo, o professor de remo Davi Rubira Perleberg e os preparadores físicos Gabriel Moraes e Alexander Souza.
As atividades diárias do projeto são na Academia de Remo Tissot, no Recanto de Portugal, no Centro Português.
Prefeitura de Pelotas decreta luto oficial
A Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias por conta do acidente. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, se encontrou com familiares na manhã de segunda (21). Ao portal local A Hora do Sul, ela comentou sobre o treinador da equipe.
— Figura fora de série, extraordinária. Eles eram inspiração, mostrando o quanto o esporte é transformador e muda a vida das pessoas.
O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite manifestou pesar pelas mortes. "Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional", disse.
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/10/21/equipe-de-remo-envolvido-em-acidente-ganhou-sete-medalhas-e-postou-foto-antes-do-acidente.ghtml