Por Caroline Borges, g1 SC - 06/10/2024
Cidade de Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina — Foto: Divulgação//Arquivo
Informação foi confirmada pela chefe do cartório eleitoral da cidade e a pela Polícia Militar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele foi detido por quebra de sigilo do voto.
Um eleitor de 65 anos foi preso em flagrante em Joaçaba, maior cidade do Meio-Oeste de Santa Catarina, após ser flagrado tirando foto com um celular de uma urna eletrônica durante a votação neste domingo (6). A ação é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A informação foi confirmada pela chefe do cartório eleitoral da cidade, Marcele Tiresdresch, e pela Polícia Militar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele foi detido por quebra de sigilo do voto.
A ocorrência foi registrada às 8h30, na seção 166, no Sine de Joaçaba. Segundo o tenente Edilson Tarniovicz, o homem possuía duas imagens da urna no celular. Ele foi abordado e encaminhado à delegacia da cidade.
Conforme o TSE, entrar na cabina levando celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer objeto que possa comprometer o sigilo do voto é expressamente proibido. Os equipamentos deverão ser deixados em local indicado pelos mesários e retirados ao sair da seção eleitoral.
As eleições tiveram início às 8h em todo o Brasil. Em Santa Catarina, 5.640.659 eleitores aptos a votar para candidatos a prefeito e vereador em 295 municípios. Três cidades, Florianópolis, Joinville e Blumenau, podem ter 2º turno, caso o mais bem colocado não alcance mais de 50% dos votos válidos.
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/10/06/eleitor-preso-tirar-foto-urna-eletronica.ghtml