Autor Taynara Lima
Presidente venezuelano, Nicolás Maduro Crédito: FEDERICO PARRA / AFP
Anúncio do presidente vem em meio ao cenário de crise política e protestos após resultado das eleições presidenciais. Em julho, Maduro foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo
O presidente da Venezuela Nicolás Maduro decretou, nessa segunda-feira, 2, a antecipação do Natal para o dia 1º de outubro em todo o país. O anúncio foi feito durante o programa Maduro+, transmitido pelo presidente semanalmente.
"Está chegando setembro e eu digo que setembro já tem cheiro de Natal. Por isso, neste ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para 1º de outubro. O Natal chegou com paz, felicidade e segurança", declarou.
Essa não é a primeira vez que o presidente antecipa as celebrações oficiais da data. Em 2020, Maduro adiantou os festejos para o dia 15 de outubro como possível distração para os problemas registrados no país durante a pandemia de Covid-19. No ano seguinte, as comemorações foram antecipadas para o dia 4 do mesmo mês.
Neste ano, o anúncio do presidente vem após a crise política registrada no país desde o resultado das eleições presidenciais, divulgado no dia 28 de julho. Maduro foi reeleito para comandar o país pela terceira vez, sob acusações de fraude eleitoral.
Nessa segunda-feira, 2, o Ministério Público da Venezuela solicitou um mandado de prisão contra Edmundo González Urrutia, candidato da oposição nas eleições deste ano.
https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2024/09/03/maduro-anuncia-antecipacao-do-natal-para-1-de-outubro-na-venezuela.html