Yago Pikachu comemora gol do Fortaleza contra o Corinthians (Foto: Baggio Rodrigues/AGIF)
• Está nascendo um novo líder
O Fortaleza é o novo líder do Campeonato Brasileiro. Em uma atuação eficiente, na qual Yago Pikachu aproveitou uma das poucas chances criadas no segundo tempo, o Laion derrotou o Corinthians por 1 a 0, na Arena Castelão, e subiu para a primeira colocação da tabela.
• Líder, e com um jogo a menos
O resultado positivo deixou o Fortaleza com 48 pontos, um a mais do que o Botafogo, que ficou no empate sem gols com o Bahia neste domingo. A diferença se torna maior ao comparar-se o número de jogos dos dois times: o Laion atuou 23 vezes no Brasileirão, enquanto o Fogão, 24.
• Desespero?
Em contrapartida ao Fortaleza, o Corinthians vive situação desesperadora na tabela do Brasileirão. Com a nova derrota, o Timão permanece com apenas 22 pontos e segue dentro da zona de rebaixamento. A equipe ocupa a 18ª colocação com dois pontos de desvantagem para o Fluminense, primeiro time fora da região mais indesejada da tabela.
• Primeiro tempo
Um primeiro tempo truncado, tecnicamente ruim e com poucas chances de gol. Assim podem ser resumidos os primeiros 45 minutos de Fortaleza x Corinthians. A grande oportunidade surgiu com Pedro Raul, aos 22 minutos, quando o centroavante não conseguiu alcançar o cruzamento de Ma-theus Bidu para abrir o placar. O Timão, aliás, tem a lamentar, já que perdeu Talles Magno, com lesão no ombro, ainda nos primeiros minutos. Pelo lado do Fortaleza, um chute de Felipe Jonatan na parte final promoveu a única participação importante de Hugo Souza no gol alvinegro.
• Segundo tempo
A segunda parte do jogo foi totalmente diferente, especialmente pelo lado do Corinthians. Ramón Dìaz mexeu no intervalo, desfez o esquema de três zagueiros e viu a equipe dominar o Fortaleza durante boa parte dos 45 minutos finais. Entretanto, o velho problema de eficiência ofensiva cus-tou o resultado. Somente Yuri Alberto, que voltou após quase um mês, desperdiçou três oportunidades. Na melhor delas, aos 27 minutos, Cardona salvou na linha do gol a finalização do camisa 9.
Por outro lado, o Fortaleza precisou de uma oportunidade para conquistar os três pontos. Aos 32 minutos, Moisés fez grande jogada, passou por Raniele e Charles e serviu Lucero. O centroavante tocou para o meio da área e encontrou Yago Pikachu, que finalizou de primeira, no ato, para definir o resultado. O time da casa ainda teve um pênalti anulado pelo VAR.
• Público e renda
• Público total: 51.297
• Renda: 1.283.676,00
https://ge.globo.com/ce/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/25-08-2024/fortaleza-corinthians.ghtml