Felipe Anderson comemora gol do Palmeiras contra o Cuiabá (Foto: Marcos Ribolli)
Atacante de 17 anos marca dois gols, dá duas assistências e ajuda equipe a afastar desconfiança e colar na ponta
Não foi no palco em que ele costuma se apresentar com mais frequência, mas Estêvão não perdeu a oportunidade de dar um show no Brinco de Ouro, em Campinas, onde o Palmeiras atropelou o Cuiabá neste sábado pela 24ª rodada do Brasileirão. O garoto de 17 anos fez dois gols e deu duas assistências na partida que terminou com uma goleada de 5 a 0 e que afastou a desconfian-ça do time que caiu nos dois torneios de mata-mata que disputava, a Copa do Brasil e a Conmebol Libertadores. Murilo, Maurício e Felipe Anderson também fizeram os gols num duelo em que o Palmeiras foi para o intervalo com um implacável 4 a 0, fez outro na etapa final e tirou o pé.
• Como fica
O Palmeiras voltou a se aproximar da liderança do Brasileirão. Com 44 pontos, é o terceiro colocado, atrás de Fortaleza (45) e Botafogo (46) – ambos jogam no domingo. O Cuiabá é o penúltimo colocado, com 18 pontos, e agora tem a mesma pontuação do lanterna, o Atlético-GO.
• O primeiro tempo
O Palmeiras fez um primeiro tempo para afastar as desconfianças que surgiram após a eliminação nas oitavas de final da Conmebol Libertadores, no meio da semana. Em Campinas – o Allianz Par-que está alugado para show da banda Natiruts –, a equipe de Abel Ferreira não deu chances ao Cuiabá e foi para o intervalo com um 4 a 0.
Murilo abriu o placar aos 14 minutos, quase sem querer, depois de uma falha de Walter num escanteio. Depois, Maurício foi derrubado por Railan dentro da área, e o juiz deu pênalti, convertido por Estevão. O garoto, que nesta semana comemorou sua primeira convocação para a Seleção principal, ainda fez o terceiro, numa jogada individual. Nos acréscimos, Maurício fez o quarto ao completar cruzamento de Flaco López.
• Mayke chora
Uma das cenas marcantes do primeiro tempo foi a reação do lateral Mayke, do Palmeiras, ao sentir uma lesão na panturrilha por volta dos 20 minutos. O jogador ficou muito irritado – ele tinha se recuperado de dores no local nesta semana – e deixou o gramado chorando.
• O segundo tempo
Com a larga vantagem construída no primeiro tempo, o Palmeiras diminuiu o ritmo na etapa final. Mesmo assim, conseguiu ampliar o placar. Em mais uma boa jogada de Estêvão, a bola sobrou para Felipe Anderson dentro da área. Ele tocou no canto e marcou seu primeiro gol pelo clube. Pouco depois, aos 15 minutos, Abel resolveu descansar Estêvão, que saiu para a entrada de Rony.
O segundo tempo então se arrastou até o final sem grandes emoções, com o Palmeiras controlando a partida sem ser incomodado pelo Cuiabá.
• Próximos jogos
O Cuiabá volta a campo primeiro, no próximo sábado, quando enfrenta o Criciúma, em casa, às 18h30. O Palmeiras joga no dia seguinte, às 16h, contra o Athletico-PR, em Curitiba.
• Público e renda
Público: 16.566 pessoas
Renda: R$ 822.382,50
https://ge.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/24-08-2024/palmeiras-cuiaba.ghtml