Você terá como usar o forno elétrico de maneira mais fácil e prática se o posicionar no lugar ideal, além de evitar problemas de mau funcionamento e acidentes; veja onde colocar
Por Yasmin Prudente, para o TechTudo
O forno elétrico é um aparelho muito útil no dia a dia, pois, assim como air fryers e micro-ondas, permite agilizar o preparo de várias refeições. Mas, como qualquer outro eletrodoméstico, ele precisa ser posicionado no lugar certo para evitar falhas no funcionamento e até mesmo acidentes domésticos, como choques e incêndios. A tarefa, no entanto, pode ser um grande desafio, especialmente para quem tem pouco espaço ou superfícies disponíveis para acomodar o equipamento. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia para te ajudar a decidir onde colocar (ou não) o forno elétrico na cozinha, destacando tanto os locais seguros e de fácil acesso quanto aqueles que não devem ser considerados de jeito nenhum.
Saiba os melhores lugares para colocar o forno elétrico e quais evitar — Foto: Divulgação/ Mueller
Forno elétrico: onde colocar
1. Embutido na bancada
2. Em cima de ilha de cozinha
3. Em torre de forno e micro-ondas
4. Em nicho de parede
1. Embutido na bancada
O forno elétrico de embutir traz diversas vantagens para o dia a dia na cozinha. Primeiro, ele contribui para a organização, pois não ocupa espaço em superfícies utilizadas na rotina, como uma bancada. Além disso, quando embutido, o aparelho fica em uma altura confortável, tornando seu uso mais prático e fácil.
Outro ponto interessante é que, quando planejados para serem embutidos, os fornos elétricos podem ter maior capacidade e versatilidade, permitindo o preparo de mais alimentos (ideal para famílias maiores ou para quem costuma fazer diversas receitas). Além disso, eles oferecem mais opções, trazendo diferenciais que tornam a rotina na cozinha mais prática.
Forno elétrico de embutir é ideal para manter a cozinha mais organizada e facilitar o uso do aparelho; veja qual é o melhor para comprar em 2024 — Foto: Divulgação/Mercado Livre
No entanto, ao escolher um forno elétrico de embutir para a sua cozinha, é importante garantir que o revestimento da bancada ao redor do aparelho suporte altas temperaturas. Isso ajuda a evitar riscos de superaquecimento ou até mesmo incêndios.
2. Em cima de ilha de cozinha
A ilha de cozinha não é comum em todas as casas, mas, se a sua tiver uma, pode ser um bom lugar para o forno elétrico. Uma das principais vantagens é que ela pode ficar próxima a tomadas e oferece uma altura confortável para acompanhar o preparo dos alimentos. Além disso, como o forno opera em temperaturas altas para transformar energia em calor, um local aberto como a ilha ajuda a evitar o superaquecimento do aparelho, garantindo seu bom funcionamento.
Onde colocar forno elétrico de bancada? Ilha da cozinha pode ser um bom local para deixar o aparelho, uma vez que o espaço é arejado e o material da superfície é resistente — Foto: Reprodução/Mercado Livre
Para mais, ao colocar o forno elétrico na ilha de cozinha, você não precisa se preocupar com instalações, o que torna o processo mais prático. Porém, é importante ter a certeza de que ela aguenta o peso do aparelho para manter a segurança do seu uso.
3. Em torre de forno e microondas
Outro local interessante para colocar o forno elétrico é em uma torre, onde o forno fica embaixo e o microondas em cima. Essa configuração é ótima para economizar espaço, liberando as bancadas para outros itens. Além disso, coloca o forno em uma altura confortável para que você possa acompanhar o preparo dos alimentos com mais facilidade. Porém, lembre-se de garantir que os eletrodomésticos não fiquem em contato direto para não criar zonas de calor, e, consequentemente, causar superaquecimentos.
Onde colocar forno elétrico e micro-ondas na cozinha? Torre de embutir é uma boa solução para quem não sabe onde deixar os aparelhos — Foto: Reprodução/Electrolux
4. Em nicho de parede
O nicho de parede também é uma boa opção para colocar o seu forno elétrico na cozinha. Ele evita que as bancadas sejam usadas, mantendo o espaço livre para o preparo dos alimentos e ajudando a deixar a cozinha mais organizada. Além disso, o local garante fácil acesso ao forno, permitindo acompanhar o preparo dos alimentos, selecionar temperaturas e funções com facilidade.
No entanto, é importante escolher modelos com pés para evitar o contato direto com o material do nicho, pois a emissão de calor pode causar incêndios. Também certifique-se de que o nicho seja planejado próximo a tomadas e feito de material resistente.
Forno elétrico: onde não colocar
1. Perto de outros eletrodomésticos
2. Perto da Pia
3. No chão
4. Espaços abafados
1. Perto de outros eletrodomésticos
Evite colocar o forno elétrico perto de outros eletrodomésticos, a menos que haja uma separação ou espaço seguro entre eles. O forno opera em altas temperaturas e, ao ficar próximo de outros aparelhos, pode causar superaquecimento e mau funcionamento de ambos.
Também vale dizer que a proximidade entre os equipamentos pode aumentar o preço da sua conta de luz. Afinal, o calor gerado pelo forno faz com que a sua geladeira, por exemplo, trabalhe mais para manter a temperatura interna, o que sobrecarrega o motor e eleva o consumo de energia.
Forno elétrico deve ficar posicionado longe de outros eletrodomésticos para evitar a criação de zonas de calor, que podem causar queimaduras e até incêndios — Foto: Divulgação/ Philco
Por fim, lembre-se de que cada eletrodoméstico precisa ter a sua própria tomada. Quando vários aparelhos são conectados numa mesma, pode ocorrer uma sobrecarga na rede elétrica, prejudicando o funcionamento dos aparelhos e, em casos mais graves, até provocando incêndios.
2. Perto da Pia
Para garantir a segurança da sua família, é preciso evitar que água entre em contato com eletricidade. Como a pia é um local constantemente molhado, o risco de um choque elétrico aumenta se o cabo de conexão do forno elétrico entrar em contato com a água. Portanto, não deixe o aparelho nesse local.
Além do risco de choque elétrico, o contato com a água pode danificar a parte elétrica do forno com o tempo, causando mau funcionamento. Se sua cozinha for pequena e não houver espaço disponível para o forno, considere planejar um nicho em um local aberto, arejado e distante de água e outros líquidos.
O forno elétrico Britânia BFE50B possui 3 prateleiras para ajustar conforme o tipo de receita — Foto: Reprodução/Amazon
3. No chão
O forno elétrico deve sempre ser posicionado em um local de fácil acesso, para tornar o preparo das receitas mais ágil e prático. Logo, colocá-lo no não é a melhor opção, pois isso pode dificultar até tarefas básicas, como pegar uma travessa quente ou limpar o aparelho.
Além disso, o forno aquece muito, e ficar na altura do chão pode aumentar o risco de acidentes, como queimaduras ao esbarrar no aparelho ou danos ao chutá-lo acidentalmente. Também é importante lembrar que o chão tende a ser mais sujo, tornando essa posição ainda menos adequada.
Qual o melhor forno elétrico de bancada? Modelo ideal é aquele que melhor se adequar às suas necessidades; saiba onde colocar para ter como usar o forno elétrico da melhor forna — Foto: Reprodução/Amazon
4. Espaços abafados
Como mencionamos anteriormente, o forno elétrico opera em altas temperaturas, transformando energia em calor para preparar os alimentos. Portanto, deixar o aparelho em locais muito abafados, como armários pequenos ou prateleiras muito próximas, podem obstruir a ventilação do eletrodoméstico, fazendo com que ele esquente ainda mais e até causando problemas elétricos. Assim, para garantir a sua segurança, é melhor escolher espaços arejados e adequados para o uso diário.
https://www.techtudo.com.br/listas/2024/08/onde-colocar-forno-eletrico-na-cozinha-4-lugares-perfeitos-e-4-proibidos-lb.ghtml