Autor Raquel Aquino
Meninos de skate em frente ao Centro Cultural do Cariri Crédito: Samuel Macedo/Divulgaçao
Local de imenso desenvolvimento artístico e cultural do Ceará, a região do Cariri possui espaços imperdíveis; confira 5 dica de passeios
O cariri cearense é uma macrorregião no Centro-sul do Estado que abrange 42 municípios, sendo os principais: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Dizer que se conhece o Ceará sem antes visitar essa região parece uma frase incoerente, pois boa parte da história do Estado está lá, cultural e artisticamente.
Pensando nisso, o Guia Vida&aArte destaca passeios imperdíveis para quem estiver na região; conheça cinco locais para visitar no Cariri:
Centro Cultural do Cariri
O Centro Cultural do Cariri, no Crato, carrega o nome de um filho de sua terra: Sérvulo Esmeraldo. O artista plástico nasceu no Crato em 1929 e tornou-se conhecido no Brasil e no mundo por suas esculturas cinéticas e obras de arte abstrata geométrica. A multiplicidade de Sérvulo reflete no conceito do espaço multicultural.
Em dois anos de atividade, o Centro une convivência, inclusão, aprendizado e preservação da regionalidade. Com variedade de instalações, espetáculos, aulas gratuitas e rodas de conversa, o local se mantém vivo como fomentador da cultura no sul do Ceará.
Legado artístico: Sérvulo Esmeraldo segue em alta com exposições Brasil afora; VEJA
Além de proporcionar lazer à população, o equipamento é também referência arquitetônica. Antes de ser um centro de cultura, o espaço, que tem mais de 50 mil metros quadrados, já foi uma fazenda, um seminário de padres e um hospital. Foi pensando nisso que, logo na entrada da insti-tuição, está a mostra “Prenascimento”, instalação que conta a história de construção do espaço desde suas primeiras formas físicas, feita com materiais usados na obra do Centro.
Centro Cultural do Cariri
• Redes sociais: @centroculturaldocaririce
• Endereço: Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1 - Gizélia Pinheiro, Crato, Ceará
• Funcionamento: Quinta e sexta-feira - 15h às 20h / Sábados e domingos, de 8h às 20h
Lira Nordestina
Já pensou acompanhar de perto a produção de um cordel? A Lira Nordestina é uma editora criada em 1936, dedicada a essa literatura de folhetos feitos com arte da xilogravura.
O equipamento em Juazeiro do Norte mudou a cultura da região e as obras são reconhecidas como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No local é possível adquirir os livretos e outros produtos.
• Redes sociais: @liranordestinaxilogravura
• Endereço: R. Interventor Francisco Erivano Cruz - Centro, Juazeiro do Norte
• Funcionamento: Segunda a sexta-feira - 8h às 17h / sábado - 8h às 12h
• Contato: (88) 3102-1200
Vila da Música
Localizada no Crato, região do Cariri Cearense, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira oferece para crianças e adultos diversos cursos livres de curta duração e de formação continuada em música.
Anualmente, há uma média de 720 alunos que recebem formação gratuita em 24 cursos musicais, que periodicamente abrem vagas para novas pessoas interessadas. No Núcleo Infância estão disponíveis aulas de musicalização, flauta doce, teclado, violino, violão e ukulele.
• Endereço: Av. José Horácio Pequeno, 1366 - Belmonte, Crato, Ceará
• Funcionamento: Segunda a sexta-feira - 9h às 12h e de 13h às 21h
• Redes sociais: @viladamusicace
• Whatsapp: (88) 99445 3149
Fundação Casa Grande
Criada em 1992, a Fundação Casa Grande é um espaço cultural de Nova Olinda, na região do Cariri cearense, considerado um espaço guardião da memória dos povos da Chapada do Araripe. O local se tornou popular entre as crianças, atraídas pela arqueologia e passaram elas mesmas a guiar novos visitantes pelo acervo da casa, compartilhando histórias e seus novos saberes.
LEIA TAMBÉM | Sobre identidade e crescimento: a pré-história na vida cotidiana no Cariri
Os programas de fundação do equipamento atuam desenvolvendo atividades de complementação escolar por meio de laboratórios de conteúdo e produção. No caso da educação infantil, por exemplo, estão disponíveis na fundação: gibiteca, biblioteca de literatura infanto-juvenil, dvdteca, teatro Violeta Arraes, TV Casa Grande e rádio Casa Grande FM.
O objetivo da Fundação Casa Grande é usar métodos interdisciplinares para criar nas crianças e jovens a sensibilidade de ver, ouvir, fazer e conviver com o repertório regional. O local, que é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, representa para as crianças e jovens da região um espaço de formação cultural e social, além de ser um espaço de lazer e impulsio-namento profissional para os jovens.
• Redes sociais: @fundacaocasagrande
• Endereço: Av. Jeremias Pereira, 444, com frente para o Passeio Público Arqueóloga Ro-siane
• Limaverde - Centro, Nova Olinda, Ceará
• Telefone: (88) 3521 8133
• Mais informações: www.blogfundacaocasagrande.wordpress.com
• Visitas gratuitas por meio de agendamento no site e redes sociais da Casa Grande
• Acessibilidade
Museu Orgânico do Reisado do Couro
O museu segue o conceito de “orgânico”, um espaço vivo que apoia e promove culturas populares mas também compartilha vivências. A Casa do Mestre Antônio Luiz é um espaço para quem dese-ja conhecer de perto a cultura do Reisado de Caretas no Ceará.
O local, no município de Potengi, reúne obras fotográficas e dezenas de máscaras de couro usa-das há mais de três décadas nos festejos da região, reutilizados por diversas gerações de crian-ças que participam do reisado.
• Redes sociais: @mestreantonioluiz
• Endereço: Estrada dos Barreiros, 23, Sítio Sassaré - Potengi, Ceará
• Funcionamento: todos os dias - 9h às 17h, mediante agendamento
• Agendamentos: (88) 99277 1013
https://www.opovo.com.br/vidaearte/guia-vidaearte/2024/07/30/o-que-fazer-no-cariri-do-ceara-conheca-passeios-culturais.html