Guarani vence o Vila Nova no Brinco de Ouro (Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC)
Bugre não derrotava o Tigre desde 2013 e ganha confiança na luta contra o rebaixamento; Vila completa cinco jogos sem vitória
• Tabu quebrado
O Guarani venceu o Vila Nova nesta segunda-feira, pela 20ª rodada da Série B, e quebrou um tabu de 11 anos. A última vez que o Bugre derrotou o Tigrão havia sido em 2013. Mesmo na lan-terna no Campeonato Brasileiro, o time de Campinas conseguiu se impor no Brinco de Ouro e balançou as redes com Douglas Bacelar e Airton, ainda no primeiro tempo. Também na etapa inicial, o atacante Caio Dantas perdeu um pênalti – o goleiro Dênis Júnior defendeu com o pé.
• Tabela e classificação
Com o resultado, o Guarani chega aos 14 pontos, ainda na lanterna da Série B, mas ganha confi-ança na luta contra o rebaixamento. O próximo jogo do Bugre será sábado, fora de casa, em confronto direto contra a Chapecoense. Já o Vila Nova completa cinco partidas sem vitória e fica em sétimo, com 30 pontos. O próximo desafio do Tigrão será sexta-feira, em casa, contra o Sport.
• Após 15 jogos...
A última vitória do Guarani sobre o Vila Nova havia sido na Série C do Campeonato Brasileiro de 2013. Desde então, os dois times tinham se enfrentam 15 vezes, com nove empates e seis vitó-rias do Vila.
• Bugre atropela no 1º tempo
O Guarani foi amplamente superior e mereceu a vitória no primeiro tempo. Apesar de estar na lanterna da competição, o Bugre tomou a iniciativa e não deu chances ao Vila. Logo aos 10 minu-tos, João Victor chutou à queima-roupa, e o goleiro Dênis Júnior, principal nome do Tigrão na etapa inicial, fez grande defesa. O Guarani ainda teve boas chances em cobranças de falta de Matheus Bueno e Luan Dias, mas quem balançou as redes foi um zagueiro. Aos 37 minutos, Airton cobrou falta, Douglas Bacelar subiu alto e cabeceou para o fundo das redes: 1 a 0. O Bugre ainda teve chance de ouro para ampliar aos 43 minutos depois que Quintero cometeu pênalti em Airton. Caio Dantas bateu no meio do gol, e Dênis Júnior defendeu com o pé. Aos 46 minutos, o Vila teve sua melhor chance, mas Alesson invadiu a área e chutou de forma displicente nas mãos de Vladimir. Júnior Todinho estava livre para receber a bola. No contra-ataque, o Bugre foi fatal. Airton recebeu na entrada da área e chutou no contrapé de Dênis Júnior. A bola entrou no cantinho. Guarani 2 a 0.
• Vantagem administrada na etapa final
O técnico Luizinho Lopes promoveu duas mudanças na volta para o segundo tempo, mas o Guarani conseguiu controlar o jogo. O Bugre quase ampliou aos quatro minutos, quando Caio Dantas chutou para defesa de Dênis Júnior. O Vila conseguiu levar muito perigo aos 19 minutos. Após boa jogada de João Lucas, Igor Henrique bateu de primeira, e Vladimir fez ótima defesa. O Guarani ainda exigiu mais uma grande defesa de Dênis Júnior aos 24 minutos. João Victor cruzou, a bola desviou em Elias e tomou o rumo do gol, mas o goleiro do Vila Nova fez mais uma grande intervenção. Aos 45 minutos, Matheus Bueno ainda acertou a trave em chute da entrada da área.
https://ge.globo.com/sp/campinas-e-regiao/futebol/brasileirao-serie-b/jogo/12-08-2024/guarani-vila-nova.ghtml