Barbalha inicia Projeto de Tematização da Cultura Popular, venha conhecer!

Primeira escultura dos Penitentes na Praça Filgueira Sampaio (Calçadão)

Barbalha inicia Projeto de Tematização da cidade com esculturas da Cultura Popular

No sábado dia (10/8), o município de Barbalha deu início ao projeto de tematização da cidade com a entrega da primeira escultura em tamanho real, que foi colocada na Praça Filgueira Sampaio, conhecida popularmente como "Calçadão". 

A escultura retrata um penitente, figura tradicional e emblemática da cultura local. Os penitentes são conhecidos por suas vestes características e pela devoção em procissões religiosas, representando uma forte ligação com as tradições e a fé do povo barbalhense.

A obra, assinada pelo renomado artista plástico Ranilson Viana, é uma homenagem aos personagens que marcam a história cultural de Barbalha. "Fiquei muito feliz em realizar esse trabalho tão bonito e enriquecedor. É uma oportunidade de valorizar nossa cultura e nossas tradições", declarou Ranilson, destacando a importância de perpetuar esses símbolos através da arte.

Para a Secretária de Cultura e Turismo do município, Goretti Amorim, o projeto de tematização com figuras da cultura popular é um reconhecimento necessário àqueles que mantêm vivas as tradições barbalhenses. "Essa iniciativa é uma forma de homenagear e valorizar os nossos mestres que tanto divulgam nossa cultura e fortalecem a identidade de Barbalha", afirmou.

Ao todo, serão instaladas 10 esculturas de figuras representativas da cultura popular em pontos estratégicos do município, reforçando o compromisso com a preservação e divulgação das tradições locais. 

Os recursos para a instalação das esculturas no município são provenientes de uma emenda parlamentar do Deputado Federal do Pernambuco, Tadeu Alencar, a pedido do Prefeito Guilherme Saraiva. Tadeu é um grande admirador da festa do Pau da Bandeira de Barbalha, e através da emenda contribuiu para a valorização e eternização da cultura popular barbalhense. 

Venha e traga sua família para fazer fotos com a Cultura Popular de Barbalha 

Crédito: Ruan Franklin e Neto Sobral