Djokovic bate Musetti e busca revanche contra Alcaraz em final de Wimbledon

Sérvio pode igualar Roger Federer em troféus do Grand Slam inglês caso vença

Por Redação do Ge — Londres, Inglaterra

Novak Djokovic repetiu o feito de 2023, e chegou a mais uma final de Wimbledon, depois de derrotar o italiano Lorenzo Musetti, nesta sexta-feira. O sérvio conquistou a vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/6 e 6/4, e irá disputar a 10ª decisão do Grand Slam inglês de sua carreira. Seu adversário, assim como na última edição, será o número 3 do mundo, Carlos Alcaraz.

- Espero que seja a minha vez. Carlos é um ótimo exemplo de um jovem jogador, com grandes valores e carisma. Um dos 20 melhores que já vi no esporte. O ano passado foi emocionante, não espero menos, vou colocar todas as minhas habilidades na grama no domingo - disse o sérvio sobre a decisão do torneio.

Djokovic comemora vitória na semifinal de Wimbledon de 2024 — Foto: Rob Newell - CameraSport via Getty Images

Lorenzo Musetti comemora ponto contra Djokovic em Wimbledon — Foto: Stringer/Anadolu via Getty Images

Djokovic em ação contra Musetti em Wimbledon — Foto: Frey/TPN/Getty Images

Djokovic venceu o italiano Lorenzo Musetti, número 25 do mundo, com tranquilidade. Recém recuperado de uma cirurgia no joelho, o sérvio não apenas mostrou que já está em plena forma, como fez questão de brincar ao final, simulando um violino na raquete, para celebrar a vitória alcançada sem perder nenhuma parcial. Carlos Alcaraz, seu futuro adversário na final do torneio, venceu o russo Daniil Medvedev, quinto do ranking, por 3 sets a 1.

Em sua 10ª decisão de Wimbledon, o atual segundo colocado do ranking irá repetir a final de 2023, jogada contra o espanhol Carlos Alcaraz. O jogo pode ser uma oportunidade para Djokovic virar a história sobre o rival, já que acabou ficando com o vice-campeonato na última edição, após sofrer uma virada épica por 3 sets a 2, parciais 1/6, 7/6 (6), 6/1, 3/6 e 6/4. Caso conquiste a vitória em Wimbledon no próximo domingo, às 10h (de Brasília), o tenista irá igualar o ex-número 1 do mundo, Roger Federer, em oito vitórias no único Grand Slam na grama.

O Jogo

Djokovic deu uma arrancada rápida e assumiu a liderança do jogo logo no início do primeiro set. Segundo cabeça de chave do torneio, o sérvio confirmou seu serviço com tranquilidade e quebrou o adversário italiano duas vezes seguidas, saindo na frente na parcial.

No segundo set, Musetti apresentou seu melhor momento do jogo, e usou bem seu backhand para abrir vantagem sobre o adversário, que chegou a perder por 1/3. No entanto, como de costume, Djokovic recuperou o embalo e conseguiu o empate em 5/5 e conseguiu virar em 6/5. No tiebreak, os tenistas protagonizaram ralis eletrizantes, e o sérvio acabou levando a melhor, se aproveitando dos erros de backhand de Lorenzo.

Logo no início do terceiro game do último set, Novak quebrou o serviço de Musetti e, a partir daí, ganhou confiança para dominar a partida rumo à vitória. O astro fechou a parcial em 6/4, e superou novamente o italiano, assim como em Roland Garros.

https://ge.globo.com/olimpiadas/noticia/2024/07/12/djokovic-supera-musetti-e-vai-repetir-final-de-wimbledon-contra-alcaraz.ghtml