Segundo os cientistas, a inovação ajuda a reduzir escapes e vazamentos, ao mesmo tempo que não agride o meio ambiente
Por
Soraia Alves
Gazes de algodão preenchidas com o biomaterial em pó criado pelos cientistas — Foto: Reprodu-ção/Bryan Hsu
Pesquisadores do Virginia Polytechnic Institute e da State University desenvolveram absorventes e coletores menstruais que conseguem solidificar o sangue, em vez de simplesmente absorvê-lo ou contê-lo. Segundo os cientistas, a inovação ajuda a reduzir escapes e vazamentos, ao mesmo tempo que não agride o meio ambiente.
“Os produtos de cuidado menstrual são baseados nos mesmos princípios há muito tempo: retenção ou absorção de líquido”, disse Bryan Hsu, líder da pesquisa, ao Gizmodo. “Com tantos avanços biotecnológicos em outras áreas da saúde, fiquei surpreso ao saber que houve comparativamente poucos avanços nos cuidados menstruais.”
Embora os métodos tradicionais funcionem na maioria das vezes, em casos de fluxo intenso tanto o absorvente quanto o coletor ficam sobrecarregados, causando vazamento.
“Ao formular a ideia, em uma mente ingênua e masculina, me imaginei tomando um copo cheio de água no meio da noite. Eu sei que derramaria 100% a água no caminho de volta para a cama. Mas também tenho certeza de que não derramaria um copo cheio de areia (sólido), mel (altamente viscoso) ou gelatina (gel)", explicou. “Então tentamos projetar um produto que gelificasse o sangue para que fosse mais fácil de manusear”.
Como funciona o processo criado pelos pesquisadores — Foto: Reprodução/Nature
"Adicionamos um polissacarídeo catiônico à nossa formulação que se emaranharia ao material e minimizaria a lixiviação do material”, disse Hsu. “Descobrimos que o composto não prejudicou a função gelificante quando misturado ao sangue, mas também reduziu o crescimento de S. aureus no material.”
Apesar da abordagem inovadora, a equipe explica o produto ainda está longe de estar disponível nas prateleiras de uma farmácia. Ainda é preciso comprovar claramente que a criação pode atender aos padrões regulatórios de outros produtos menstruais aprovados pela FDA, incluindo segurança. Os pesquisadores, no entanto, estão otimistas com a invenção.
https://epocanegocios.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2024/07/cientistas-criam-absorvente-e-coletor-menstrual-que-conseguem-solidificar-o-sangue.ghtml