Maior espécie de garça do Brasil é resgatada em casa na zona rural de Viçosa do Ceará. — Foto: Polícia Militar/ Divulgação
Por g1 CE
Maior espécie de garça do Brasil é resgatada em casa no interior do Ceará
Uma garça-moura (Ardea cocoi), conhecida como a maior espécie de garça do Brasil, foi resgata-da pela Polícia Militar após aparecer em uma residência na zona rural do município de Viçosa do Ceará, no interior do Estado, na manhã do último domingo (16).
A ave pertencente à família Ardeidae, que tem aproximadamente 125 cm e 1,80 m de envergadura, foi capturada de forma segura pelos policiais do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), que foram acionados pelo morador do imóvel.
Após o resgate, a garça foi encaminhada para o Hospital Veterinário Uninta, em Sobral, onde passará por avaliação veterinária, antes de ser devolvida à natureza. A ação contou com o apoio de equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Pró Silvestre e Bombei-ros Civis.
A garça-moura está presente em todo o Brasil, mas também pode ser encontrado do Panamá ao Chile, Argentina e nas Ilhas Malvinas. Esse animal normalmente fica na beira de lagos de água doce, rios, estuários, manguezais e alagados, alimentando-se de peixes, rãs, pererecas, caranguejos, moluscos e pequenos répteis.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2024/06/18/maior-especie-de-garca-do-brasil-e-resgatada-em-casa-no-interior-do-ceara.ghtml