Amaral tinha 69 anos e jogou como zagueiro pelo Brasil na Copa do Mundo de 1978 Crédito: DIVULGAÇÃO CBF
Jogador passou por vários clubes brasileiros e era conhecido por defesa importante na Copa do Mundo de 1978
Autor Mariana Fernandes
O ex-zagueiro da seleção brasileira de futebol João Justino Amaral dos Santos, ou Amaral, como era conhecido, morreu na noite dessa sexta-feira, 31, vítima de um câncer, aos 69 anos. Ele vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses, tratando um tumor que se espalhou pelo corpo. A notícia foi divulgada pelo ex-clube do atleta, o Guarani.
“Nosso ídolo Amaral nos deixou nesta sexta-feira (31), mas estará para sempre eternizado no coração da família bugrina e dos amantes do futebol, sobretudo os que tiveram a sorte de vê-lo desfilar em campo”, escreveu o clube em publicação no Instagram.
O jogador morava em São Paulo, onde tinha uma escolinha de futebol.
O velório e o sepultamento de Amaral serão realizados neste domingo, 2, no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, em São Paulo, a partir das 10h30min.
Amaral jogou a primeira Copa do Mundo com 23 anos de idade
Amaral iniciou sua carreira no futebol com apenas 15 anos, no Guarani, time de Campinas, cidade onde nasceu. Ele logo se destacou e foi convocado para a Seleção Brasileira em 1976. Foi titular na Copa do Mundo de 1978, com apenas 23 anos.
Foi nesse ano que o jogador ficou conhecido por evitar a eliminação do Brasil naquele Mundial. Ele impediu um gol da Espanha ao cortar a finalização do atacante espanhol com o pé esquerdo. O jogo terminou empatado por 0 a 0.
Em seguida, foi contratado pelo Corinthians em 1979, conquistando o Campeonato Paulista daque-le ano com o clube.
Morre Amaral: Santos e CBF lamentam morte do ex-jogador
Amaral jogou pelo Santos em 1981. O clube lamentou a morte do ex-jogador em postagem nas redes sociais. “O Santos FC lamenta o falecimento de Amaral, ex-zagueiro que defendeu o Manto Sagrado entre os anos de 1981 e 1982. Muita força aos amigos e familiares do atleta”, escreveu.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também publicou nota lamentando o ocorrido e relem-brando os momentos do craque com a camisa da seleção.
Amaral também passou parte da carreira no México, onde jogou pelo América, até 1984, e pelo Leones Negros, até 1986.
https://www.opovo.com.br/esportes/2024/06/01/morre-amaral-ex-zagueiro-da-selecao-brasileira-aos-69-anos.html