Em Barbalha, a Escola de Ensino de Tempo Integral Josefa Alves de Sousa situada na Rua Zuca Sampaio no Bairro Santo Antônio, está realizando o Projeto 18 de Maio “Faça Bonito” tendo como pontos principais: educar, orientar, defender e proteger crianças e adolescentes do abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, nas comemorações do mês Maio Laranja.
Abertura do Projeto 18 de Maio “Faça Bonito” aconteceu na manhã desta quarta-feira 8/5, no espaço de recreação e reunião da referida escola, com a participação de diretores, professores, auxiliares e alunos, que a acolheram a entidade parceira a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Inicialmente a diretora da Escola Josefa Alves de Sousa, Ângela Saraiva Coelho Santos, em nome de toda a unidade escolar deu boas-vindas a equipe da Secretaria de Assistência Social, que também deu ênfase ao Projeto 18 de Maio “Faça Bonito”.
Logo depois houve apresentações de grupos de estudantes tratando do tema de maneira educativa: Não ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Posteriormente, fez uso da palavra o Secretário de Assistência Social, Francisco Sandoval Barreto de Alencar, ele foi muito cirúrgico nas orientações educacionais e defensoras na conscientização das crianças e adolescentes, que, não devem aceitar nenhum tipo de abuso e exploração sexual, quando isso acontecer a criança deve sem medo denunciar o fato, e, buscar ajuda na defesa de sua dignidade que precisa ser respeitada em casa, na escola, na rua e onde quer que esteja. Detalhou.
O Projeto 18 de Maio “Faça Bonito” Diga Não ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, está sendo realizado no período de 08 a 23 de maio, nas Escola da Rede Municipal, Complexo Mais Infância, CAPS, CREAS Santo Antônio, CRAS Malvinas e Anexo do CRAS Malvinas, no Minha Casa Minha Vida e Jovens do NUCA. Palestras e roda de conversas serão ministradas por uma eclética equipe do CRAS – Psicóloga, Assistente Social, Advogada e Educadores Sociais.
A Escola de Ensino Tempo Integral Josefa Alves de Sousa, com a diretora: Ângela Saraiva Coelho Santos e a Coordenadora: Nara Larisse, conta com estreito laço de parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social, com formidável equipe: Sandoval Barreto – secretário; Thereza Raquel - Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente; Socorro Leite – Coordenadora do CREAS; Patrícia Almeida – Coordenadora do Programa Criança Feliz; Anacleto – Conselho Tutelar, e Adriana Lopes – Proteção Social.
A barbalhense pedagoga, Maria Ednalda dos Santos, com maestria comandou a solenidade de abertura do Projeto 18 de Maio “Faça Bonito” da Escola de Ensino de Tempo Integral Josefa Alves de Sousa.
Silva Neto – Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com.br