Quando é a hora de lavar o sutiã — Foto: Freepik
Deixar de higienizar a lingerie por muito tempo pode ser prejudicial para a saúde de quem usa também para a própria peça.
Por Laís Ribeiro, g1
Você já ficou sem lavar o sutiã por mais de um dia de uso? Apesar de comum, a prática pode afetar tanto a saúde de quem usa quanto a durabilidade da peça.
“É todo dia: você usou, tem que lavar. É como toda roupa normal, não tem diferença”, diz Hilka Espírito Santo, membro da Comissão de Mastologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Mas o que pode acontecer se a peça não for higienizada logo? O Guia de Compras consultou espe-cialistas para esclarecer essa e outras questões, como o momento mais adequado de descartar o sutiã. Leia abaixo.
Se eu não lavar o sutiã, o que acontece com...
... a minha pele?
Com o uso, a roupa pode acumular sujeira, suor e outras secreções corporais. "O sutiã se trans-forma em um abrigo para fungos e bactérias", explica, a marca de lingeries Intimissimi.
“Em contato com a pele, isso pode causar alergia ou infecção de pele”, alerta a mastologista Hilka Espírito Santo.
Caso você perceba uma infecção de pele na região dos seios, a médica orienta a procurar um dermatologista, além de um mastologista, para garantir que o problema não seja algo mais grave relacionado à mama.
... o sutiã?
Ao ficar muito tempo sem lavar, a sujeira acumulada pode impregnar no tecido. “A peça fica ama-relada, o que dificulta a limpeza e exige uma maior esfregação”, diz a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano.
Segundo Cassiano, isso pode danificar o item, que costuma ser mais frágil do que outras roupas. “Neste sentido, também é recomendado tomar cuidado com o (desodorante) antitranspirante usa-do, que também pode amarelar a peça”, avisa a especialista.
Como lavar?
A lingerie é uma roupa mais delicada, que pode vir com detalhes em renda e ornamentos que não se encontram em outras peças.
“Dependendo da forma utilizada para limpeza, o sutiã pode criar bolinhas, se lavado com outras peças”, informa Marinês Cassiano. A recomendação é usar recursos como sacos de proteção para evitar o contato entre as roupas.
A Intimissimi orienta a melhor forma de lavar:
Fechar o sutiã.
Lavar à mão, evitando água quente.
Lavar à máquina usando o ciclo delicado (máx. 30°C) e sacos de proteção. Não centrifugar.
Secar à sombra, pendurando pelo centro da peça.
Quando descartar?
O propósito do sutiã é sustentar as mamas. Então, a regra de ouro é: se perder a elasticidade, está na hora de trocar.
“Não tem um tempo certo, vai do conforto e preferência de cada um. Mas o seio precisa estar bem sustentado e você precisa ter a sensação de suspensão”, indica Hilka Espírito Santo. “Não importa o tamanho da mama”, diz.
“A mama tem ligamentos, que dão a sustentação. Com o tempo, por conta da gravidade, o liga-mento vai se desgastar e a mama vai ficando pêndula, caída. Se fica muito pêndula, você vai ter desconforto na coluna e na própria mama”, explica a mastologista.
https://g1.globo.com/guia/guia-de-compras/moda-e-beleza/vestuario/com-que-frequencia-voce-deve-lavar-o-sutia-especialistas-respondem.ghtml