Projeto de Lei 6/2024, de autoria dos vereadores, Odair José de Matos e André Feitosa, propondo cadastramento e recadastramento de usuários do Cartão SUS em Barbalha, para corrigir grande distorção entre a população de Barbalha e a quantidade de pessoas que usam os serviços de saúde pública com o Cartão SUS – Sistema Único de Saúde.
No último censo populacional realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Barbalha tem 72.002 pessoas, porém, na plataforma do sistema de saúde Barbalha tem mais de 120 mil Cartões SUS, ou seja, Barbalha tem mais de 70% de Cartão SUS acima de sua população.
Conforme os levantamentos essa distorção vem de pessoas de outros municípios que se apoderam de endereço de residências de familiares, de amigos e amigas, para fazer Cartão SUS e se beneficiar dos serviços médicos de Barbalha pelo SUS.
Projeto de Lei 6/2024, ganhou atenção especial sendo amplamente debatido pelos vereadores: Rildo Teles, Dorivan Amaro dos Santos, Marcelo Jr, Antônio Ferreira, Bosco Vidal, Ilanio Sampaio e Hamilton Lira, todos contribuíram com propostas e sugestões para melhorar ainda mais a formatação do projeto.
Em votação o Projeto de Lei recebeu aprovação foi por unanimidade na reunião ordinária da Câmara Municipal de Barbalha, sob a presidência do vereador, Odair José de Matos, nesta segunda-feira (6/2).
Silva Neto - Imagem ilustração via google