Ao marcar um procedimento de clavícula no hospital público de Breves, Paraense tem útero retirado em cirurgia. Entenda o caso
Autor Pedro Dias
Paciente que recorre ao hospital público de Breves, no Pará, para uma cirurgia de clavícula, tem útero retirado por engano. Crédito: Foto: Divulgação
Acreditando que estaria realizando uma cirurgia de clavícula, Rosangela Pureza Cavalcante teve seu útero retirado em cirurgia no Hospital Regional Público do Marajó, no Pará. O incidente ocorreu no dia 24 de janeiro.
Rosangela teria se direcionado ao hospital após ter sofrido um acidente de moto. A paciente de 42 anos, acompanhada do irmão e da nora, veio a descobrir o erro após acordar da cirurgia realizada.
Dados apresentados pelo G1 informam que Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará (Sespa) se posicionou sobre o caso e afirmou que os profissionais envolvidos no episódio foram afastados preliminarmente e que o caso está sendo apurado junto à Organização Social de Saúde que administra a unidade.
A família da vítima registrou a ocorrência na delegacia de Breves, na ilha do Marajó, dois dias após o ocorrido.
Entenda o caso
No dia 18 de janeiro, Rosangela sofreu um acidente de moto, se direcionando logo em seguida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Breves.
Os exames realizados no hospital constaram que a paciente teria fraturado a clavícula - osso curvo que conecta o tórax ao membro superior. Devido às circunstâncias, Rosangela foi encaminhada para o Hospital Regional de Marajó, onde deu entrada na cirurgia.
Após se recompor dos efeitos da Anestesia, Rosangela estranhou não perceber alterações na região da clavícula, onde deveria ter sido realizada a operação. O desespero da paciente veio após se dar conta de dores na barriga e das marcas dos pontos cirúrgicos.
https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2024/02/03/mulher-vai-para-cirurgia-de-clavicula-e-utero-e-retirado-no-para.html