Por volta das 23hs desta quarta-feira (10/1), em Videira – SC, aos 91 anos, morreu o ex-pároco de Barbalha, padre Renato Simoneto, da Congregação Salvatoriana, ele foi pároco da Paróquia de Santo Antônio por três vezes, 1986 + 1993 + 2008. Em 2011, a Congregação Salvatoriana entregou a Diocese do Crato o comando da Paróquia de Santo Antônio e o padre Renato Simoneto, voltou para a cidade de Videira – SC, de onde partiu para o paraíso celestial atendendo o chamado do Pai Eterno.
Em 2011, a missa de despedida do padre Renato, foi emocionante para ele e para a família católica barbalhense. Ele deixou grande e extraordinário laço de amizades em todas as comunidades, foi um religioso que deixou profundas marcas no zelo da palavra de Deus.
A família católica barbalhense lamenta a morte do extraordinário padre Renato Simoneto
O www.diariodocariri.com.br ouviu as lamentações de vários barbalhenses:
Para o religioso devoto de São João Batista, líder comunitário e vereador do Distrito de Estrela, João Ilanio Sampaio, padre Renato Simoneto passou pela Paróquia de Santo Antônio deixando um grande legado, sua missão maior sempre foi a evangelização, e conduzia a igreja católica com muito zelo e lealdade.
Para o religioso devoto de São João Batista, líder comunitário e presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Odair José de Matos, padre Renato, é um nacionalmente um dos maiores conhecedores da Liturgia da Palavra, aqui na Barbalha ele foi um padre que mais andou participando de pau de bandeira no meio do povo, e na missão de padre educador era um homem sério, duro e de uma personalidade muito forte, mas, de um coração imenso. Ao padre Renato, nossa gratidão por tudo que o senhor fez pela Barbalha.
Um conhecedor de todos os sentimentos do padre Renato Simoneto, o devoto de Santo Antônio, Antônio Ernanes de Freitas, disse que, “Ele faz muita falta pela pessoa da envergadura, do caráter, da moral, da decência, padre Renato estão se indo né, são pessoas caras para todos nós, então, é uma perda irreparável. Antônio Ernanes, lamentou profundamente, que a maior desejo dele em vida revelado pelo próprio padre Renato, não foi feita pela Barbalha, ele dizia que a sua maior vontade era voltar para Barbalha, terminar seus dias de vida em Barbalha e também ser sepultado em Barbalha, movimentos foram feitos nesse sentido, mas, não avançaram. Padre Renato cumpriu o seu ministério, agora ele descansa nas graças de Deus.
O ilustre salvatoriano, padre Leomar Deon, acompanhou a vida de padre Renato nos últimos 4 anos antes de falecer, mas, bem antes, no ano de 2000, Padre Leomar chegou a Barbalha para assumir a Paróquia de Santo Antônio e o padre Renato ficou como vigário paroquial antes de ir para Fortaleza, foi um tempo de muita harmonia, oração, fé e celebrações por todas as comunidades de Barbalha. Pela Congregação Salvatoriana padre Leomar, disse “Estamos unidos em oração pelo descanso eterno do padre Renato Simoneto, nós salvatorianos consideramos o padre Renato Simoneto um grande baluarte da vocação e da missão salvatoriana, nos seus 92 anos, todos nós salvatorianos, de uma maneira ou de outra tivermos contado com Simoneto, ele foi para todos nós um grande mestre, por que ele sempre se preocupou com a educação da fé cristão católica do povo, inclusive, de nós salvatorianos.”
Foto padre Leomar Deon – SilvaNetodiariodocariri.com.br
Legado
Padre Leomar, falou também que padre Renato, por onde passou deixou história com a construção de templos, e de preocupação com o patrimônio da igreja católica, histórias bonitas de pregação e de preocupação também para que o povo católico mantivesse firma na sua fé, aliás, ele era esse grande exemplo de fé e de fidelidade a Deus, ele se preocupava muito com o conhecimento das pessoas, para que as pessoas conhecessem as verdades da fé, o nosso catecismo católico diante de tantas ideologias e de tantas ceitas que arrebatava o povo católico, ele tinha essa grande preocupação de formar o povo católico, aqui na Barbalha, ele colocava enormes banners e cartazes com instruções da igreja católica para que o povo lesse e ficasse mais forte e firme no conhecimento e o povo permaneça firme na fé católica.
Como grande amigo da população de Barbalha, padre Leomar, disse que quer em breve vir participar, quem sabe da festa de Santo Antônio. Finalizando sua entrevista para o diariodocariri.com.br padre Leomar deixou um forte abraço para os barbalhenses e votos de um maravilhoso e abençoado 2024.
A Paróquia de Santo Antônio, neste dia 11 de janeiro, às 17hs, com a igreja matriz e todas as capelas tocaram os sinos quando acontecia o sepultamento do padre Renato Simoneto em Videira - SC.
Paroquia de Santo Antônio convida a população católica a participar das missas nesse fim de semana pela vida eterna de Padre Renato Simoneto.
Horários locais de missas:
Sábado dia 13 - às 12hs e às 16hs na Igreja do Rosário
Sábado dia 13 - 19hs no largo da estátua de Santo Antônio no Alto da Alegria
Domingo dia 14 - às 06hs, Igreja do Rosário
Domingo dia 14 - às 09hs e às 18h30min na Igreja Matriz de Santo Antônio.
O diariodocariri.com.br recebeu postagens de pessoas e entidades
Silva Neto