Isabela apresentava cosméticos nas redes sociais — Foto: Redes Sociais / Reprodução
Crime ocorreu em junho de 2022, em Contagem, na Grande BH. Investigações apontaram que influenciadora planejou 'susto' por vingança, por não ter aceitado fim de relacionamento. Defesa da mulher informou que recorreu de condenação.
Por Leonardo Milagres, g1 Minas — Belo Horizonte
A Justiça mineira condenou a blogueira Isabela Gomes Pereira, conhecida como Isa Gomes, a 30 anos de prisão, por ter encomendado um ataque que, nas palavras dela, deixasse seu ex-namorado, Leandro Rezende Morais, em coma. O homem acabou morto. Três homens foram condenados a 22 anos e meio de prisão por participação no crime (entenda mais abaixo).
O crime ocorreu em 28 de junho de 2022, em Contagem, na Grande BH. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi morta por asfixia, após ter a casa invadida por Henrique Francisco Ramos Flores, Sinval Júnio Alves Faria e Vitor Ferreira Gabriel. A influenciadora estava inconformada com o fim do relacionamento e planejou o crime por vingança, com a ajuda dos suspeitos. Todos eles foram indiciados.
Em audiência na última quinta-feira (4), o juiz Marco Paulo Calazans Guimarães, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Contagem, julgou procedente a denúncia do Ministério Público que pedia a condenação dos quatro investigados pelo crime de roubo majorado. Esta é considerada criminalmente a forma mais agravada de um roubo simples, válida para os casos que envolvem agressão e outros tipos de violência contra a vítima. Neste caso, o roubo culminou com a morte da vítima.
Durante o julgamento, a influenciadora digital negou que tenha sido responsável pelo assassinato de Leandro, mas confessou que prometeu R$ 5 mil aos suspeitos para que dessem um "susto" nele. Ela alegou que o ex-companheiro a agrediu e extorquiu durante o relacionamento que eles tiveram.
Para deferir a pena para cada um dos envolvidos, a Justiça considerou, também, que a vítima tinha um filho de apenas cinco anos de idade. Também foi negado o direito dos réus responderem em liberdade.
Isa Gomes, como mandante, foi sentenciada a 30 anos de reclusão. A Justiça considerou que o crime foi cometido por motivo torpe, e que a condenada demonstra "uma maior periculosidade", já que ela planejou o crime e envolveu outras três pessoas, impossibilitando a defesa da vítima.
Henrique Francisco Ramos Flores, foi sentenciado a 22 anos e meio. A Justiça entendeu que o réu não tem antecedentes criminais e não havia nenhuma motivação. No entanto, a "maior periculosidade" também foi levada em consideração, já que o crime foi cometido com outras três pessoas, impossibilitando a defesa da vítima.
Sinval Júnio Alves Faria, sentenciado a 22 anos e meio. A Justiça entendeu que o réu não tem antecedentes criminais e não havia nenhuma motivação. No entanto, a "maior periculosidade" também foi levada em consideração, já que o crime foi cometido com outras três pessoas, impossibilitando a defesa da vítima.
Vitor Ferreira Gabriel, sentenciado a 22 anos e meio. A Justiça entendeu que o réu não tem antecedentes criminais e não havia nenhuma motivação. No entanto, a "maior periculosidade" também foi levada em consideração, já que o crime foi cometido com outras três pessoas, impossibilitando a defesa da vítima.
Blogueira é condenada a 30 anos de prisão por mandar 'dar susto' em ex
O que diz a defesa
Em nota ao g1 Minas, o advogado da blogueira afirmou que já recorreu da decisão.
"A defesa de Isabela Gomes informa que já recorreu da referida decisão por intermédio de recurso de apelação criminal, posto que a condenação foi desproporcional à conduta praticada pela acusada e contrária à prova dos autos", afirmou o advogado Mauro Pereira de Abreu.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos outros acusados.
O crime
O inquérito demonstrou que Isa Gomes estava inconformada com o fim do relacionamento e planejou o crime por vingança. Os levantamentos apontaram que a blogueira seguiu o ex-namorado até uma praça do bairro Mangueiras, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte, onde encontrou os três homens. A polícia afirmou que ela convenceu os suspeitos a participarem do crime.
Ainda conforme as investigações, Isa Gomes solicitou ao trio que invadisse a casa de Leandro durante a madrugada. O objetivo era dar "um susto, a ponto de deixá-lo em coma, no hospital". Ela também afirmou que eles encontrariam objetos de valor no local, como ouro e dinheiro em espécie, que poderiam ser divididos entre eles.
De acordo com a polícia, Isa buscou os suspeitos no próprio carro e seguiu até o endereço da vítima. Um deles pulou o muro e abriu o portão para os demais. Leandro foi surpreendido enquanto dormia. Ele foi agredido e asfixiado até perder a consciência. Em seguida, a mulher e os outros suspeitos deram chutes na vítima.
Diversos objetos de Leandro foram levados: celular, televisor, perfumes, tênis, roupas, caixas de som portáteis e um carro avaliado em R$ 97 mil.
O ex-namorado de Isa teve as mãos amarradas com uma extensão elétrica e foi asfixiado com o cabo de um circulador de ar.
Quem é Isa Gomes?
No Instagram profissional, Isabela reservou um post com a chamada: "Quem é Isa Gomes?". Veja abaixo:
A mulher costumava mostrar cosméticos para venda e se apresentava como criadora de um procedimento estético para boca.
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/01/08/blogueira-de-mg-que-mandou-dar-susto-em-ex-e-condenada-a-30-anos-de-prisao.ghtml