G1 CE , com informações da TV Verdes Mares
A dupla cearense de músicos Ítalo e Renno aprende com a empresária Jaqueline Fernandes como se faz uma receita típica do Nordeste e das festas do mês de junho, a canjica. O milho é a base para vários pratos deste período e a canjica é um dos mais rápidos e fáceis. A canjica pode ser servida gelada ou quente, com ou sem canela, no café da manhã ou à noite como prato quente. A autêntica canjica do sertão é feita com milho verde.
Ingredientes
2 espigas de milho
80 gramas de açúcar
2 colheres de mantega da terra
600 ml de leite
Canela (opcional)
Modo de fazer
O primeiro passo, como se diz no sertão, é debulhar o milho, ou seja, soltar o grão da espiga. Nesta receita, a tarefa ficou com Ítalo e Renno."Essa é a principal parte", brinca um dos músicos.
Depois, leva-se ao liquidificador os grãos, açúcar a gosto, a manteiga da terra, 300 ml de leite e mistura-se, peneira-se e coloca-se no fogo. Quando começar a desgrudar do fundo da panela é hora de retirar do fogão. Usa-se o restante do leite, aos poucos, durante o cozimento. Jaqueline destaca a importância da manteiga da terra na receita. "É um ingrediente tipicamente nordestino que faz a diferença'', diz.